Prefeito de Pontal do Paraná participa do Lanço da tainha

38
Foto: Assessoria

A temporada da Tainha tem trazido excelentes resultados para os pescadores de Pontal do Paraná, que buscam manter viva a tradição da pesca artesanal.

Quando a pesca da Tainha é liberada no Brasil inteiro é um momento de festa para todos os pescadores do litoral paranaense, pois o evento sustentará famílias inteiras nos próximos dois meses. Uma rotina que traz muita esperança para quem depende da pesca para sobreviver.Para acontecer, a pesca da tainha precisa ter o clima ideal: vento sul, água do mar bem fria e a temperatura baixa. Essa combinação somada a uma mãozinha da natureza faz com que a pesca seja muito produtiva. Vários balneários se preparam para participar desse momento.

O estoque sul desta espécie migra anualmente da Argentina e Uruguai para o Brasil, podendo chegar até o estado do Espírito Santo, dependendo das condições climáticas. Ao chegarem no Brasil elas migram da Lagoa dos Patos – RS para Pontal do Paraná – PR.Sabendo de tudo isso e com o intuito de incentivá-los ainda mais, o Prefeito Municipal de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, participou ontem (20/06/22) de um “Lanço” da Tainha, onde os pescadores colocam suas redes em círculos na água rasa, de modo que a cada um cabe determinado pedaço da rede, neste momento outros pescadores se juntam aos amigos e até os turistas que estão na areia ajudam a puxar a rede. Vão então uns poucos no centro da roda e batem na água. Se algum peixe quer fugir para o fundo, fica preso na rede. Aquele que apanha muito peixe reparte com os outros que pescam pouco. Quem ajuda a puxar a rede recebe um peixe como parte de pagamento.

O prefeito e a vice-prefeita Patricia Millo Marcomini, participaram hoje (21/06/22) de um almoço junto aos pescadores do balneário de Pontal do Sul e acompanharam de perto o dia a dia deles.Marcio da Veiga, um dos diretores da Colônia de Pesca Z5 de Pontal do Paraná, conta que a presença do prefeito encheu a comunidade de pesca de orgulho: “Os pescadores do lanço de Pontal do Sul ficaram muito gratos pela presença do prefeito e a vice-prefeita e estão muito felizes com o apoio e a participação ativa dessa gestão na pesca artesanal. A pesca da Tainha nessa temporada está sendo um sucesso, pois já foram pescadas aproximadamente 14 toneladas”.

Assessoria

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.