Servidores do Palácio das Araucárias poderão realizar testes de Covid-19 em nova pesquisa

0
338
Servidores do Palácio das Araucárias poderão realizar testes de Covid-19 na próxima terça-feira - Foto: SETI

Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizam na próxima terça-feira (4) um mutirão de testes para detecção do novo coronavírus com servidores estaduais que atuam no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O exame realizado será do tipo RT–PCR, que analisa o material genético do vírus utilizando uma amostra de saliva.

Serão realizados 600 testes exclusivamente para pessoas assintomáticas. Os interessados devem agendar o horário de atendimento.

A ação faz parte de um projeto financiado pelo Governo do Estado que busca ampliar a capacidade de testagem do novo coronavírus como estratégia de controle da pandemia.

A UFPR é parte integrante da Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2, composta, ainda, pelas universidades estaduais de Londrina (UEL); Maringá (UEM); Ponta Grossa (UEPG); do Oeste do Paraná (Unioeste); e do Centro-Oeste (Unicentro); do Norte do Paraná (UENP). Também fazem parte Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A UFPR realizou, desde junho do ano passado, cerca de 30 mil testes na própria comunidade acadêmica, em professores e estudantes da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em servidores da Seti, na Penitenciária Feminina de Piraquara e em comunidades indígenas. Também serão testados os profissionais que irão atuar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), agendado para os dias 2 e 3 de maio.

TESTAGEM – O Governo do Estado está investindo R$ 1,4 milhão, viabilizados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Sperior (Seti), por meio do Fundo Paraná, para a aquisição de equipamentos que irão contribuir para melhoria de laboratórios das universidades que integram a Rede Paranaense de Diagnóstico Molecular SARS-CoV-2.

Entre os equipamentos, que será adquirido pela UFPR, está um ultrafreezer com alta capacidade de refrigeração para o armazenamento das amostras coletadas.

Segundo o superintendente da Seti, Aldo Bona, a expectativa é aumentar a capacidade de realização de testes mensais nessas instituições. “Nessa fase mais crítica da pandemia, é fundamental testar a população para realizar o tratamento adequado. Nós queremos que nos espaços públicos, onde existe um grande número de trabalhadores, aconteça um acompanhamento periódico para avaliar as condições de saúde de cada servidor”, destacou.

A professora do Departamento de Genética da UFPR, Jaqueline Carvalho de Oliveira, explicou que o RT-PCR com amostra de saliva não é invasivo como o swab nasal e também possui alta precisão nos resultado.

“Esse formato de teste analisa o material genético do vírus da Covid-19 e possui um resultado preciso. É extremamente importante que todos os servidores participem da testagem para que possamos identificar a fase pré-sintomática e quebrar a cadeia de transmissão. Muitas pessoas contaminadas não têm nem ideia que estão transmitindo o vírus”, disse.

A pesquisadora alerta sobre a importância de manter as regras de distanciamento social no local de trabalho, evitando reuniões e confraternizações. Segundo pesquisadores, cerca de dois terços da população que é infectada pelo novo coronavírus não apresenta sintomas ou apresenta sintomas leves, mas podem transmitir para grupos mais vulneráveis. Nos últimos mutirões realizados pela UFPR, de 1% a 3% dos testados apresentaram resultado positivo.

COLETAS – As coletas ocorrerão no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (SCB), no Centro Politécnico, das 8h às 13h. No momento da coleta, os servidores deverão apresentar documento com número de CPF e caneta para assinar o termo de consentimento. Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas 30 minutos antes da coleta. O resultado é divulgado em até 72 horas.

UNESPAR – Na próxima segunda-feira (3), a Unespar realiza uma segunda rodada de testes com pessoas assintomáticas nos campi de Curitiba I e II e de Paranaguá. A universidade dobrou o número exames, dessa vez serão 200 testes para Curitiba e 200 testes em Paranaguá para agentes universitários, professores, estagiários, estudantes e profissionais terceirizados, bem como familiares de 1º grau co-habitantes.

Serviço

Testes de Covid-19 para pessoas assintomáticas

Público-alvo: servidores estaduais do Palácios das Araucárias

Quando: 4 de maio, segunda-feira

Horário: das 08 às 13h

Local: estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico (Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100, Jardim das Américas)

Link para agendamento AQUI.

AEN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.