9 primeiros sintomas de coronavírus (COVID-19)

0
542

O novo coronavírus, o SARS-CoV-2, responsável pela COVID-19, pode causar vários sintomas diferentes que, dependendo da pessoa, podem variar desde uma simples gripe até uma pneumonia grave.

Normalmente os primeiros sintomas da COVID-19 aparecem 2 a 14 dias após uma possível exposição ao vírus, e incluem:

  1. Tosse seca e persistente;
  2. Febre acima de 38º C;
  3. Cansaço excessivo;
  4. Dor muscular generalizada;
  5. Dor de cabeça;
  6. Garganta inflamada;
  7. Coriza ou nariz entupido;
  8. Alterações do trânsito intestinal, principalmente diarreia;
  9. Perda de gosto e olfato.

Estes sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum e, por isso, podem ser confundidos. No entanto, é comum que possam ser tratados em casa, já que representam uma infecção leve pelo vírus, mas ainda assim é preciso que a pessoa fique em isolamento durante o período de recuperação para evitar a infecção de outras pessoas.

Teste online de sintomas

Se acha que pode estar infectado, por favor, responda às seguintes perguntas para descobrir qual o seu risco e o que fazer:

  1. 1. Sente dor de cabeça ou mal-estar geral?NãoSim
  2. 2. Sente dor muscular generalizada?NãoSim
  3. 3. Sente cansaço excessivo?NãoSim
  4. 4. Tem congestão nasal ou coriza?NãoSim
  5. 5. Está com tosse intensa, especialmente seca?NãoSim
  6. 6. Sente dor intensa ou pressão persistente no peito?NãoSim
  7. 7. Tem febre acima de 38ºC?NãoSim
  8. 8. Sente dificuldade para respirar ou falta de ar?NãoSim
  9. 9. Está com os lábios ou rosto ligeiramente azulados?NãoSim
  10. 10. Está com dor de garganta?NãoSim
  11. 11. Esteve em algum local com elevado número de casos de COVID-19, nos últimos 14 dias?NãoSim
  12. 12. Acha que teve contato com alguém que possa estar com COVID-19, nos últimos 14 dias?NãoSim

Sintomas graves de COVID-19

Nos casos mais graves, os sintomas iniciais vão se agravando em pouco tempo, surgindo dificuldade para respirar, dor no peito e confusão, por exemplo. Nestes casos, a infecção é considerada grave e deve ser tratada no hospital o mais rápido possível.

Os sintomas mais graves da COVID-19 parecem surgir especialmente em pessoas com idade superior a 60 anos ou que tenham algum tipo de enfraquecimento do sistema imunológico, como pode acontecer em casos de doença autoimune, doença crônica ou transplantes. 

O que fazer em caso de suspeita

O que se deve fazer quando se suspeita de uma infecção por COVID-19 é entrar em contato com a linha “Disque Saúde” através do número 136, para saber como proceder. Outra opção é entrar em contato com a linha através do número de Whatsapp: (61) 9938-0031.

Se for aconselhado ir ao hospital ou a um posto de saúde, deve-se ter alguns cuidados no caminho entre casa e a unidade de saúde, como:

  • Utilizar máscara descartável, para proteger as outras pessoas da tosse e de espirro que podem espalhar o vírus;
  • Cobrir o nariz e a boca para espirrar ou tossir, utilizando um lenço descartável e descartando após cada utilização;
  • Lavar as mãos antes de sair de casa e logo que chegar ao hospital;
  • Evitar o contato direto com outras pessoas, através do toque, beijos ou abraços;
  • Evitar utilizar o transporte público para chegar ao hospital e/ou serviço de saúde.

Uma vez no hospital ou serviço de saúde é importante manter alguma distância das outras pessoas, especialmente nas salas de espera, já que isso permite atrasar a transmissão do vírus.

Além disso, é importante avisar todas as pessoas que estiveram em contato próximo nos últimos 14 dias, como familiares e amigos, sobre a suspeita, para que essas pessoas possam ficar atentas ao surgimento de sintomas.

Confira todos os cuidados importantes para evitar a transmissão da COVID-19.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da COVID-19 é iniciado pelo médico por meio da avaliação dos sintomas e do histórico de contatos da pessoa. No entanto, o diagnóstico só pode ser confirmado após um teste de COVID-19 com as secreções respiratórias ou um exame de sangue para confirmar que realmente se trata de uma infecção pelo novo coronavírus ou não. Dependendo do tipo de exame, os resultados poderão demorar horas ou dias dependendo do laboratório em que é realizado. Saiba mais sobre o teste de COVID-19.

Como se pega a COVID-19

A transmissão do coronavírus acontece principalmente por meio da inalação de gotículas liberadas no ar ao tossir ou ao espirrar. No entanto, também é possível pegar COVID-19 quando se entra em contato com uma superfície infectada e depois se passa a mão no rosto, especialmente nas mucosas dos olhos, nariz ou boca.

Além disso, alguns estudos também parecem indicar que o novo coronavírus também pode ser transmitido por via fecal-oral, já que o vírus também pode ser excretado nas fezes. Conheça as principais formas de transmissão da COVID-19.

É possível pegar COVID-19 mais que uma vez?

Existem casos relatados de pessoas que ficaram infectadas por COVID-19 mais que uma vez, no entanto, e de acordo com o CDC[1], o risco de pegar novamente o vírus após uma infecção anterior é reduzido, principalmente nos primeiros 90 dias após a infecção, já que o corpo desenvolve imunidade natural durante esse período.

Em qualquer caso, o ideal é manter todos os cuidados necessários para evitar uma nova infecção, como utilizar máscara de proteção individual, lavar frequentemente as mãos e manter o distanciamento social.

Variantes da COVID-19

Por ser um vírus de RNA, é possível que o SARS-CoV-2, que é o vírus responsável pela COVID-19, sofra várias mutações ao longo do tempo, dando origem às variantes. Uma nova variante identificada do vírus é atualmente conhecida como B.1.1.7, ou popularmente como variante do Reino Unido, em que foram identificadas 17 mutações ao mesmo tempo.

Foi verificado por pesquisadores que essas mutações garantiram ao vírus maior capacidade de transmissibilidade e infecção, isso porque cerca de 8 mutações estavam relacionadas com o gene que codifica a proteína presente na superfície do vírus, que é responsável por ligar-se às células humanas, favorecendo a entrada do vírus na célula e resultando na infecção.

Além disso, foi também verificada que uma das mutações promovia o aumento da força de ligação entre as proteínas de superfície do vírus e das células humanas, o que tornaria a eliminação do vírus antes da entrada nas células mais difícil.

Além da variante do Reino Unido, foram também identificadas variantes do SARS-CoV-2 na África do Sul, a variante 1.351, e no Brasil, a variante P.1, que, assim como a outra variante, têm maior capacidade de transmissibilidade. Além disso, a variante P.1 apresenta mutações adicionais que podem interferir na sua capacidade de ser reconhecido por anticorpos.

Outra variante também identificada foi a variante de Nova York, denominada B.1526, que também poderia ter maior capacidade de transmissão, no entanto os estudos que relataram a circulação dessa nova variante ainda não foram publicados em revistas científicas.

Apesar da maior capacidade de transmissão, até o momento não existem evidências científicas que essas variantes possam estar relacionados com casos mais graves de COVID-19, sendo necessários mais estudos que permitam entender melhor o comportamento dessa nova estirpe de vírus e se é necessária a adoção de novas medidas de prevenção.

9 primeiros sintomas de coronavírus (COVID-19)

Como é feito o tratamento

Não existe um tratamento específico para a COVID-19, sendo recomendada medidas de suporte, como hidratação, repouso e alimentação leve e equilibrada. Além disso, também estão indicados os remédios para febre e analgésicos, como o Paracetamol, e remédios que possam ajudar a melhorar a imunidade e combater os sintomas, desde que usados sob supervisão do médico, para facilitar a recuperação.

Alguns estudos estão sendo realizados com o objetivo de testar a eficácia de vários medicamentos antivirais para eliminar o vírus, tendo sido verificado que o antiviral Remdesivir é capaz de inibir a replicação do material genético do vírus, o que seria eficaz no combate à COVID-19 e, por isso, o seu uso foi liberado pela ANVISA. No entanto, esse medicamento está apenas indicado para pacientes que possuem pneumonia e não estão com ventilação mecânica, sendo administrado por meio de injeção.

Além do Remdesivir outros medicamentos estão sendo estudados para que seja então possível haver liberação pelo órgãos responsáveis e inclusão em novos protocolos terapêuticos. Veja mais sobre os remédios sendo testados para a COVID-19.

Nos casos mais graves, a pessoa infectada pode ainda desenvolver uma pneumonia viral, com sintomas como intensa pressão no peito, febre alta e falta de ar. Nesses casos, é recomendado o internamento no hospital, para receber oxigênio e ficar sob vigilância contínua dos sinais vitais.

Quem tem maior risco de complicações

O risco de complicações graves por COVID-19, como a pneumonia, parece ser maior em pessoas acima dos 60 anos e todas as que possuam o sistema imune enfraquecido. Dessa forma, além dos idosos, também fazem parte do grupo de risco:

  • Pessoas com doenças crônicas, como câncer, diabetes, insuficiência renal ou doenças cardíacas;
  • Pessoas com doenças autoimunes, como lúpus ou esclerose múltipla;
  • Pessoas com infecções que afetam o sistema imune, como o HIV;
  • Pessoas que estejam fazendo tratamento contra o câncer, especialmente quimioterapia;
  • Pessoas que tenham feito uma cirurgia recente, principalmente transplantes;
  • Pessoas que estejam fazendo tratamento com imunossupressores.

Além disso, pessoas com obesidade (IMC acima de 30) têm também maior risco de desenvolver complicações graves, isso porque o excesso de peso faz com que o pulmão tenha que trabalhar mais para que o corpo seja oxigenado corretamente, o que também influencia na atividade do coração. É comum também que associado à obesidade existam outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, tornando o corpo susceptível ao desenvolvimento de complicações.

Usa remédios controlados?

  • Não
  • Corticoides, como Prednisolona
  • Imunossupressores, como Ciclosporina
  • Outro

Estar no grupo de risco não significa que existem maiores chances de pegar a doença, mas que existe um risco aumentado de se desenvolver complicações graves que possam colocar a vida em perigo. Desta forma, durante períodos de epidemia ou pandemia, estas pessoas devem, sempre que possível, fazer auto-isolamento ou distanciamento social para diminuir as chances de pegar a doença.

Coronavírus ou COVID-19?

“Coronavírus” é na verdade o nome dado a um grupo de vírus pertencentes à mesma família, a Coronaviridae, que são responsáveis por infecções respiratórias que podem ser leves ou bastante graves dependendo do coronavírus responsável pela infecção.

Até ao momento, são conhecidos 7 tipos de coronavírus que podem afetar humanos:

  1. SARS-CoV-2 (coronavírus da China);
  2. 229E;
  3. NL63;
  4. OC43;
  5. HKU1;
  6. SARS-CoV;
  7. MERS-CoV.

O novo coronavírus é na realidade conhecido na comunidade científica como SARS-CoV-2 e a infecção causada pelo vírus é que é a COVID-19. Outras doenças conhecidas e causadas por outros tipos de coronavírus são, por exemplo, a SARS e a MERS, responsáveis pela Síndrome Respiratória Aguda Grave e pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio, respectivamente.

Tua Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.