Campeonato Paranaense Virtual de Karatê tem mais de Duzentos Inscritos

1439

A primeira fase do Campeonato Paranaense de Karatê Virtual de 2021, na modalidade de Kata ocorreu neste sábado (24). Foi mais de duzentas inscrições de atletas de associações de Karatê de todo o Paraná.

A primeira fase do campeonato virtual realizado pela FPrK, a Federação Paranaense de Karatê, na modalidade de Kata ocorreu neste sábado (24). Segundo os dados oficiais da FPrK, foram duzentas e doze inscrições de atletas de associações de Karatê de todo o Paraná.

O evento também mobilizou trinta e oito árbitros de karatê para a avaliação dos vídeos enviados pelos atletas, e a competição durou mais de cinco horas, tendo ocorrido por meio da plataforma de comunicação whatsapp e pelo site correlato à Federação, Sempai.

Em resumo, as competições na modalidade virtual consistem no envio, por parte dos atletas, da execução do Kata – sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa que exprime a forma de luta utilizada por cada estilo de arte marcial – para os organizadores do evento que os dividem em categorias específicas. Os organizadores repassam os vídeos para a análise de uma equipe de árbitros no dia do campeonato. Por meio de uma análise detalhada de aspectos técnicos e atléticos, são atribuídas as notas, sendo considerado vencedor aquele cuja pontuação for a maior da categoria.

Para ser possível a realização do evento, a Federação Paranaense de Karatê se preocupou em promover, por meio de sua Diretoria de Arbitragem, um evento online para a formação de novos árbitros, com o enfoque nas avaliações de Katas pela modalidade virtual.

Na situação de quarentena em que o país se encontra desde Março de 2020, treinos e competições das mais diversas artes marciais foram suspensos, ao menos na modalidade presencial. Os treinos continuaram de forma online, com reuniões por meio de mídias virtuais para que os atletas continuassem se aperfeiçoando no conforto e segurança de suas casas.

A segunda fase do Campeonato Paranaense de Karatê Virtual de 2021 sob a modalidade de Kata ocorrerá no dia 15 de Maio e a terceira fase tem previsão para o dia 12 de Junho de 2021. A FPrK ainda prevê que, se possível o retorno da normalidade até o meio do ano, o Campeonato Paranaense de Karatê presencial teria como datas a primeira fase para o dia 24 de Julho, a segunda etapa para o dia 11 de Setembro, a terceira para o dia 16 de Outubro e a Grande Final para o dia 28 de Novembro.

Cecília Ferreira Leal

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.