terça-feira, abril 16, 2024

InícioDestaquesLa Niña deve provocar seca até abril e prolongar rodízio na região...

La Niña deve provocar seca até abril e prolongar rodízio na região de Curitiba, alerta Sanepar

O fenômeno climático La Niña deve prolongar a estiagem no Paraná, de acordo com a Sanepar. De acordo com a companhia, a previsão é de chuvas abaixo da média de fevereiro a abril, o que deve causar a queda nos níveis dos reservatórios Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC).

De acordo com a Somar Meteorologia, o La Niña é um fenômeno que causa o esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico e o aquecimento do Oceano Atlântico, o que causa seca na região Sul do Brasil.

Os reservatórios da região de Curitiba estão, nesta quarta-feira (10), com 48% da capacidade. Segundo a Sanepar, é preciso chover acima da média pelos próximos meses até que o nível chegue a 60%.

“Temos uma tendência de chuvas na média ou até mesmo abaixo da média, quando nós precisamos de chuvas acima das médias históricas para a plena recuperação dos reservatórios”, afirmou o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky.

Média de chuvas

De novembro a janeiro, a região de Curitiba registrou chuvas acima da média, mas não o suficiente para atingir o índice mínimo para que o rodízio no abastecimento de água seja encerrado.

A expectativa inicial da companhia era de que as chuvas acima da média se prolongassem até março.

“Para que os reservatórios cheguem a 60% em março, teríamos que ter chuvas de 70 milímetros a cada dez dias desde o início deste mês. Infelizmente o cenário é desfavorável”, diz o diretor.

Nos primeiros dez dias de fevereiro, por exemplo, o acumulado de chuvas ficou bem abaixo da meta. Foram registrados apenas 13 milímetros de chuva no período.

Estiagem

Com chuvas abaixo da média em todo o estado desde 2018, o Paraná decretou, em maio de 2020, situação de emergência hídrica por causa da estiagem na região.

De fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, a região de Curitiba registrou um total acumulado de 1.091 milímetros de chuva, segundo o Simepar, cerca de 30% abaixo da média histórica no período.

Por causa do problema, a Sanepar impôs, em abril de 2020, um rodízio no abastecimento de água aos moradores da região. Com a queda nos níveis dos reservatórios, a companhia endureceu as regras do rodízio aos moradores em agosto.

Assessoria


ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES