quinta-feira, abril 18, 2024

InícioSem categoriaMON mantém programação online pós reabertura

MON mantém programação online pós reabertura

A programação virtual do Museu Oscar Niemeyer continua por meio de oficinas, mediações, quizzes e lives, mesmo após a reabertura. O MON voltou a receber o público na sexta-feira (16), seguindo orientações de segurança determinadas pela Secretaria de Estado da Saúde.

A artista paranaense Efigênia Rolim será o tema da próxima oficina artística e de uma mediação online. Conhecida como “rainha do papel de bala”, a artista também é poeta e contadora de histórias. A inspiração para suas obras parte do material reciclado: são bonecos, brinquedos, instrumentos musicais e peças de vestuário.

Uma oficina inspirada em sua obra, e que terá como proposta a confecção de bonecos com material reciclado, estará nas redes sociais do museu a partir de 28 de outubro. 

Para mostrar um pouco da sobre a história de Efigênia Rolim, de seu processo criativo e suas obras que estão no acervo do MON, haverá uma mediação online, disponível a partir desta quarta-feira (21). 

SÉRIES DE MEDIAÇÕES – Neste mês de outubro o MON inicia duas novas séries de mediações online. Uma delas apresenta obras que estão na parte externa do museu, enquanto a outra aborda gravuras do acervo. As respectivas postagens nas redes sociais da instituição são sempre às segundas e sextas-feiras.

As mediações de obras externas tiveram início com Não Pare de Olhar, que faz parte da série Não Pare Sobre os Olhos, realizada por Eliane Prolik, entre 2003 e 2004. Apropriando-se de placas de sinalização urbana, a artista traz à reflexão diversos temas pertinentes à civilização, como liberdade, condicionamento, automatismo, alienação, informação e comunicação.

Não Pare de Olhar, em específico, é um convite para que se leia, mas que, ao fazê-lo, “não pare sobre os olhos”, ou seja, perceba-se o que está além do visível. A artista Eliane Prolik, nascida em Curitiba, em 1960, é graduada em Pintura, com especialização em História da Arte do Século 20 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).

A série #gravurasnomon teve início com uma xilogravura da artista Irene Rolek. Nessa xilogravura, a artista traz a figura de trabalhadores garimpeiros, sobrepondo cores e traços que proporcionam textura à obra.

Paranaense de Mallet, Irene Rolek (1931-2008) foi aluna de Guido Viaro no curso livre da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Além de gravuras, a artista produziu pinturas e aquarelas. A artista participou de várias exposições coletivas no exterior, particularmente na França, e também do Salão Paranaense.

MON DE PORTAS ABERTAS – Entre as várias medidas adotadas pelo MON para a volta de visitas presenciais está o limite de pessoas nas salas expositivas e em todo o museu para garantir o distanciamento seguro. O material impresso, como guias e folders, foi substituído por versões digitais, disponíveis por QR codes. Confira todas as ações.

Serviço
Hotsite: http://museuoscarniemeyer.org.br/mon/monemcasa//
Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer
YouTube: http://bit.ly/MONnoYoutube
Google Arts & Culture: http://bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
Curitiba – Paraná
Visitação: terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Quartas gratuitas

Governo do Estado

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES