Banho à Fantasia: Tradição de 71 anos abre oficialmente o Carnaval 2020 de Paranaguá

0
572

Milhares de pessoas percorrem as ruas do Centro Histórico para iniciar a folia. Prefeitura é responsável pela organização, utilizando diversas secretarias.

O Carnaval de Paranaguá está oficialmente aberto. Os festejos de Momo começaram neste ensolarado domingo (16) com o tradicional Banho de Mar à Fantasia, evento que arrasta milhares de foliões há 71 anos pelas ruas estreitas e ladeiras do Centro Histórico da cidade mais antiga do Paraná.

Criatividade, irreverência e muita alegria marcaram a festa, que é bastante democrático. Tem música para vários gostos, das consagradas marchinhas, samba, pagode, passando pelo funk, sertanejo e o axé. O som podia ser ao vivo, com artistas locais, ou mecânico mesmo.

As fantasias são um espetáculo à parte. A principal marca do Banho é homem se vestir de mulher e mulher de homem. Mas também não precisa ser tão tradicional, pois gênero não tem discussão. Pode também se vestir de super herói, de homem bomba, de personagens famosos ou inventar o próprio modelito, pode misturar tudo e mais um pouco. Afinal, é Carnaval.

O ato que oficializou o início da festa foi a entrega simbólica da chave de Paranaguá pelo prefeito Marcelo Roque ao Rei Momo. O restante do cortejo real do Caranaval também estava presente, com a rainha e princesas e a Rainha Gay.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Harrison Camargo, foi outra autoridade que acompanhou. A estrutura da festa contou com um efetivo superior a mais de 100 agentes para proteger os foliões, incluindo guardas civis municipais, policiais militares e seguranças particulares. Foram instalados 88 banheiros químicos ao longo do trajeto, inclusive para atender pessoas com necessidades especiais.

Outras secretarias estavam presentes, como a Saúde, que disponibilizou ambulâncias e tinha equipe de conscientização fazendo a distribuição de preservativos. “O custo benefício do Carnaval para nossa cidade é ótimo. O investimento do poder público se reverte em geração de emprego e renda diretamente, em movimentação na rede hoteleira, de nossos restaurantes, dos postos de gasolina, enfim, do comércio”, declarou o secretário.

Joelson Rodrigues da Silva foi um dos milhares de foliões que acompanhou a festa. Neste ano resolveu se fantasiar de Homem Bomba e diz que é um apaixonada pela brincadeira. “Gosto muito do Carnaval de Paranaguá. É pura diversão”, afirmou.

Os irmãos gêmeos João Maria e José Maria Pellegrini Neves resolveram usar o mesmo figurino. Óculos espalhafatosos e chapéus com lata de cerveja com canudo mostraram que a criatividade é de sobra, assim como a alegria. “Há mais de 35 anos a gente vem brincar no Banho à Fantasia, que marca o início do Carnaval de Paranaguá. O importante é brincar”, comentou João Maria, de 63 anos.

O casal Emerson Modesto Pereira e Beatriz Quast veio de Ponta Grossa para participar do Banho. Ele é parnanguara e como tal diz que “gosta muito de participar”. “Não moro mais aqui, mas não abro mão de participar”., afirmou.

O jovem Leonardo Cerqueira fez sucesso enquanto passeava no Banho à Fantasia com os amigos. Fantasiado de Avatar ele fez a escolha porque colegas da escola o apelidaram com o nome do personagem do cinema. “Gosto muito do Carnaval e este ano estava muito boa a estrutura”, salientou o folião.

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.