Governo do Paraná anuncia remanejamento de turmas do Ensino Médio noturno para diurno, a partir de 2020

0
589

Segundo a Secretaria de Educação, evasão escolar está entre os motivos para a mudança; APP-Sindicato informou que medida pode dificultar acesso à educação.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou na quarta-feira (20) o remanejamento de vagas do período noturno do Ensino Médio em escolas estaduais para o período diurno. A mudança começa a partir do ano letivo de 2020.

Segundo a secretaria, o remanejamento deve começar pelas turmas de 1º ano.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná (APP-Sindicato) informou que a medida pode dificultar o acesso à educação.

“No nosso entendimento é fechamento de turmas, porque, se o adolescente está mudando de turno justamente por uma necessidade especial, ele não vai se matricular de manhã. Ele vai procurar outros meios ou desistir da educação”, disse o chefe da APP-Sindicato em Londrina, Márcio Ribeiro.

A chefe do Núcleo Regional de Londrina, Jéssica Pieri, disse que não haverá menos vagas no Ensino Médio por conta da mudança. Segundo ela, a diferença é que as turmas serão concentradas de manhã e a tarde.

“Do primeiro ano nós vamos tentar pegar essas vagas ociosas do noturno, devido à evasão e remanejar essas vagas para o período diurno, pensando no menino que precisa ter conhecimento para, depois, adquirir um trabalho melhor, uma remuneração melhor”, afirmou.

Evasão escolar

Conforme o governo estadual, o principal argumento para o remanejamento das vagas é a evasão escolar.

Segundo o estado, em 2018, a taxa de evasão foi de 3,6% para alunos do período diurno, e 17,6% nas turmas da noite.

A secretaria também informou que houve queda no número de matrículas no período da noite nos últimos anos. De 129 mil matrículas em 2015, o número caiu para 102 mil no ano passado.

G1PR


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.