sexta-feira, abril 19, 2024

InícioSaúdeSecretaria da Saúde do Paraná promove mobilização para enfrentamento da sífilis

Secretaria da Saúde do Paraná promove mobilização para enfrentamento da sífilis

De 14 a 18 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde promoverá a Semana Paranaense de Mobilização para Enfrentamento da Sífilis. O evento, que acontece em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, em 19 de outubro, envolverá as 22 Regionais de Saúde do Estado e as Secretarias Municipais de Saúde, com ações de orientação, alerta e sensibilização para a doença.

Para marcar a data a Sesa organiza, por meio da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, em parceria com o Grupo Técnico Estadual para Controle, Redução e Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis, o “Seminário de Mobilização para Enfrentamento da Sífilis”, no dia 16, das 8h30 às 17h, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM).

O seminário é direcionado a profissionais que atuam na Atenção Básica, na Vigilância e nos hospitais e maternidades. O objetivo é atualizar os profissionais da área, com foco na importância do controle da doença no Estado.

Entre as infecções sexualmente transmissíveis, a sífilis é uma das principais causas de procura por assistência e serviços de saúde. “Por isso, os profissionais devem estar constantemente atualizados sobre diagnóstico precoce e formas de abordagem à população oportunizando tratamento efetivo e orientações sobre medidas preventivas”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também a do bebê, que pode ser contaminado durante a gestação.

Dados – A sífilis adquirida, que é a diagnosticada em adultos, apresenta alta incidência no Paraná. Em 2018, para cada 100 mil habitantes, aconteceram 88 casos da doença.

Para a sífilis em gestantes e para a sífilis congênita, que passa da mãe para o filho, a incidência é calculada de acordo com os nascimentos registrados. Em 2018, a sífilis em gestantes registrou 15 casos para cada mil nascimentos e a sífilis congênita apresentou 5,8 casos para mil nascimentos.

A redução destes índices é uma das diretrizes definidas pela atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde e, entre as ações para a conquista da meta, estão: ampliação do acesso ao diagnóstico, em especial às gestantes; qualificação do pré-natal, incentivando o tratamento imediato da gestante diagnosticada com sífilis e seus parceiros, e monitoramento das crianças expostas à infecção.

A programação da Semana Paranaense de Mobilização da Sífilis prevê também a realização de testagem rápida para diagnóstico da sífilis, organizada pelas Regionais de Saúde e que deverá acontecer no próximo dia 18, em vários municípios, em locais de grande concentração de pessoas.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES