sexta-feira, março 29, 2024

IníciocuriosidadesBanheiro público com reuso de água pluvial vence concurso em São Francisco

Banheiro público com reuso de água pluvial vence concurso em São Francisco

Em breve, será possível vê-los espalhados pelas ruas da cidade norte-americana.

Um conceito de sanitário tecnológico feito de aço e painéis de metal com sistema de reaproveitamento de água da chuva é o vencedor de um concurso de design realizado em São Francisco, na Califórnia (EUA). Proposto pela empresa de arquitetura SmithGroup, o projeto é “digno” de ser proposto na cidade do Vale do Silício, onde estão as sedes das maiores empresas de alta tecnologia.

O projeto AmeniTREES é apresentado em quatro modelos: unidade simples, banheiro duplo, um pavilhão duplo com o complemento de bancada ou um pavilhão duplo com o complemento de árvore no teto. “O desenvolvimento dessas alternativas de design, juntamente à incorporação de gramíneas e árvores nativas, permite uma coleção tão variada como os bairros de São Francisco”, afirma o texto do projeto do escritório arquitetônico, que também atua com engenharia e planejamento.

Dentre as variações, chama atenção o sistema para a coleta, tratamento e reutilização de água pluvial. A proposta inclui tanque de armazenamento, bomba e sistema de filtragem. Segundo os arquitetos, a ideia foi criar um modelo que exige manutenção mínima e, ao mesmo, possa durar bastante. 

A coleta de água pluvial pode servir para a descarga, para lavar as próprias unidades e até para regar a vegetação no teto do banheiro. Isso minimiza a dependência de água potável.

As unidades preveem ainda espaço dedicado à publicidade digital -, que pode ser uma fonte de manutenção das estruturas em conjunto ao Departamento de Obras Públicas de São Francisco (DPW), que lançou o concurso. 

Escalável

Os banheiros são projetados para serem fáceis de construir e manter. Inspirado em quiosques, eles possuem aberturas por quase todos os lados e têm até porta metálica de correr. “A forma escultural dos pavilhões dá uma sensação de complexidade. No entanto, o kit de montagem de peças é simples por ter sido composto por painéis repetidos e rotacionados”, explica o escritório.

 Por fim, eles podem se ajustar a diferentes condições climáticas da cidade. 

CicloVivo

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES