sábado, abril 20, 2024

InícioMeio AmbienteAssociação de moradores transforma montanha de lixo em horta no Fazendinha

Associação de moradores transforma montanha de lixo em horta no Fazendinha

Por quatro décadas, o terreno no cruzamento das ruas Afrânio Peixoto com Alcir Martins Bastos, no Fazendinha, foi uma constante montanha de lixo. Mas neste último ano o espaço virou uma produtiva horta comunitária de alimentos orgânicos, cartão-postal do bairro.

A batalha pela transformação do terreno foi da Associação de Moradores Amigos do Fazendinha. No ano passado a Prefeitura, por meio da Administração Regional do Portão, liberou o terreno e deu assistência técnica para a implantação de uma horta, inaugurada em dezembro passado.

Quase dez meses depois os vizinhos comemoram a transformação da paisagem do terreno de quase 300 metros quadrados e viraram clientes da horta.

“Era uma montanha de lixo, a Prefeitura vinha e limpava, mas não durava nem um mês e voltava tudo. Agora é uma beleza de uma horta, as pessoas até param pra fotografá-la e a gente pode comprar verduras fresquinhas”, disse Aparecida de Fátima Amadeu.

A horta é cultivada por cerca de dez pessoas da associação comunitária. Nesta semana a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional levou terra fértil para garantir mais uma boa safra de alimentos. Botas e ferramentas também foram distribuídas ao grupo de agricultores urbanos.

Para ajudar nos custos da conta de água para irrigação dos canteiros a associação vende parte da produção de hortaliças a preço baixos.

Moradora e cliente, Aldécia Maria Mattos diz que a chegada da horta melhorou muito a alimentação da família.

“Prefiro comprar aqui porque sei que não tem agrotóxico, levo um alimento saudável para casa. Gosto muito da rúcula e da couve”, disse Aldécia.

O controle da produção orgânica é levado a sério pela presidente da Associação Comunitária Amigos da Fazendinha, Marlene Gonçalves Kadowaki. Ela até excluiu integrantes que tentaram bular a regra.

“Aqui não entra veneno nenhum, os que vieram com essa intenção tiveram que sair. Temos abelhas nativas, temos famílias que confiam na nossa produção limpa”, disse.

BemParana

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES