sábado, abril 20, 2024

InícioPolíciaPolícia Civil quer zerar ‘estoque’ de carros apreendidos até 2020

Polícia Civil quer zerar ‘estoque’ de carros apreendidos até 2020

Polícia Civil pretende zerar até 2020 por meio de leilões o estoque de 30 mil carros apreendidos em delegacias de todo o Paraná. Alguns destes veículos estão retidos desde a década de 1980. Além de aliviar em R$ 4 milhões por ano o gasto da corporação com aluguel de terrenos usados para depósito, a medida também vai liberar vários trechos de ruas trancados por parte desses veículos, inclusive em Curitiba e cidades da região metropolitana, onde automóveis ocupam as vias públicas por falta de espaço nos pátios.

Na capital, a situação quase fora de controle chegou a motivar um protesto feito pelos próprios policiais em fevereiro. No ato, agentes da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), no bairro Vila Izabel, exigiram a retirada de uma frota que se abarrotava até as calçadas do lado de fora da unidade. Após a mobilização, os carros foram levados para o depósito da polícia em São José dos Pinhais, o maior do estado, que abriga hoje 4 mil veículos e consome R$ 47 mil por mês somente de aluguel e não tem mais espaço para nem mais uma moto.

A expectativa da Polícia Civil é se desfazer de todo os 30 mil veículos apreendidos até 2020. “Praticamente várias delegacias têm carros apreendidos dentro dos seus terrenos e até nas ruas ao redor”, admite o delegado e coordenador da Divisão de Infraestrutura da Polícia Civil, Gil Rocha. “Temos 32 pátios alugados para guardar esses carros. Pagamos 32 alugueis, além de vigilância privada e dos custos com manutenção, sendo que 95% do que temos ali é sucata”, observa o delegado.

A primeira etapa do projeto de limpeza dos pátios foi executada em meados de agosto e realocou carros em Cascavel, Palotina, Paranaguá. Nesta última cidade foram retirados do pátio policial e de ruas adjacentes quatro carretas, 57 veículos e 302 motocicletas, algumas apreendidas 17 anos atrás. Em Curitiba, os arredores da Central de Flagrantes, no bairro Portão, se livraram de 72 automóveis.

Leilão

Embora todos os carros, motos e demais veículos recolhidos das delegacias estejam indo para pátios alugados, o objetivo da Polícia Civil é se desfazer de todas as peças em leilão. Para isso, a corporação já inciou, junto com o Departamento de Trânsito (Detran), a identificação documental e uma triagem da frota para levantar quais unidades ainda podem rodar nas ruas e quais vão ser colocadas à venda como sucata.

“A gente tem certeza que quase a totalidade disso não dá mais para rodar. Tem de tudo nesses depósitos, carros antigos como Opala, Chevete, carcaças. Mas, antes de saber exatamente o que fazer, precisamos inventariar”, explica Rocha.

O Poder Judiciário já foi acionado para agilizar as autorizações de leilão de cada um dos veículos.

TribunaPr

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES