Treino rápido para destravar o nervo ciático

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Confira os exercícios mais recomendados para aliviar as dores do nervo ciático – e que podem ser feitos em casa

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano. Ele se origina no sacro, ou seja, na região lombar. Liga as últimas vértebras e a base da coluna vertebral, e atravessa o quadril, os glúteos, a coxa, o joelho e o tornozelo.

Quando chega na metade do fêmur, o maior osso do corpo humano (localizado na coxa), o nervo ciático se divide em fibular e tibial, que são regiões que seguem pela perna.

Por conta do seu tamanho, ele está propenso a compressões. E é aí que relacionamos as causas dos problemas ligados a essas regiões todas.

Quando comprimido, o nervo ciático sofre um processo inflamatório – que popularmente é conhecido como “travar o nervo ciático”.

Causas da inflamação

A inflamação do nervo ciático pode ser ocasionada devido a alguns fatores como:

  • Trauma (quedas ou contusões)
  • Má-postura
  • Movimento repetitivos
  • Escoliose
  • Protusão
  • Hérnia de disco
  • Outras doenças

Como destravar o nervo ciático

Para destravar de vez o nervo ciático, os exercícios mais aconselhados são:

  • Alongamento (coxa e glúteo)
  • Abdominal
  • Exercícios lombares
  • Prancha isométrica
  • Elevação do quadril

Os movimentos de alongamento, sobretudo para a parte superior da coxa e bumbum, ajudam a amenizar os sintomas da inflamação (principalmente dores) e até mesmo reduzi-la. Eles devem ser feitos no solo (chão).

Abdominal é um dos exercícios mais recomendados para destravar o nervo ciático - Imagem: Shutterstock
Abdominal é um dos exercícios mais recomendados para destravar o nervo ciático – Imagem: Shutterstock

Por sua vez, os exercícios abdominais, lombares e isométricos (como a prancha isométrica) auxiliam no fortalecimento muscular das regiões por onde passa o nervo ciático. A elevação de quadril também é importante, pois ajudará a fortalecer os glúteos.

Ao realizar os exercícios, atenção: tome cuidado com a postura e o movimento correto da execução. Exercícios feitos de forma errada podem agravar a situação, aumentando as dores causadas pela inflamação do nervo ciático.

Por isso, sempre consulte um profissional qualificado, como de Educação Física, para indicar o melhor treino para você.

Exercícios que prejudicam o nervo ciático

Há exercícios que geram uma maior compressão discal, o que, consequentemente, afetará negativamente o nervo ciático. Dentre eles:

  • Stiff
  • Agachamento (com grandes amplitudes)
  • Remada curvada
  • Exercícios que trabalham a coluna

Caso seu nervo ciático esteja inflamado, recomendo que evite esses exercícios listados acima.

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