sexta-feira, abril 19, 2024

InícioDestaquesObras nos píeres da Ilha do Mel finalmente vão sair

Obras nos píeres da Ilha do Mel finalmente vão sair

Pontos de entrada de um dos lugares turísticos mais visitados do Paraná, a Ilha do Mel, serão reformados após diversos problemas

As obras de reparo no trapiche da Praia de Brasília, na Ilha do Mel, no Litoral do Paraná, foram autorizadas pelo governo estadual nesta quinta-feira (16), após uma série de problemas na estrutura que se acumulam há tempos. Os reparos vão se estender também para o trapiche da Praia de Encantadas.

Ponto de chegada de um dos lugares turísticos mais importantes do estado, o trapiche ficou dois anos sob um processo de reforma que acabou no fim de 2018, mas que não foi suficiente para evitar novos problemas: despencou quatro vezes num curto período de tempo e chegou a ser interditado pela Capitania dos Portos da Marinha.

Durante evento na sede administrativa da empresa Portos do Paraná nesta quinta, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou que o prazo de entrega das obras será de sete meses após publicada a licitação – o que ainda não tem data para ocorrer.

Em sua fala, Ratinho Jr. prometeu “trapiches muito mais modernos, com acessibilidade e conforto”, que é o que moradores vêm reivindicando há tempos.

Os problemas no trapiche de Brasília começaram a ganhar repercussão em agosto do ano passado, quando a estrutura ficou completamente embaixo d’água mesmo ainda durante um período de reforma. Dois meses depois, moradores chegaram a pedir interdição da passagem ao Ministério Público do Paraná diante das condições precárias, que fizeram com que uma turista caísse e precisasse levar 29 pontos na perna. A Marinha interditou parcialmente estrutura em fevereiro deste ano, mas pouca coisa foi resolvida. No último mês de maio, houve um novo desabamento.

Marinha isolou área e notificou proprietário para resolver os problemas no trapiche. Foto: Divulgação/Animpo

Marinha isolou área e notificou proprietário para resolver os problemas no trapiche. Foto: Divulgação/Animpo

As obras anunciadas fazem parte de um conjunto de 14 estruturas, com projetos custeados pela Administração dos Portos do Paraná (Appa): nove serão reformadas e cinco serão construídos.

Serão reformados os trapiches nas comunidades de Amparo, Europinha, Eufrasina, Ilha do Teixeira, Piaçaguera, Rocio e Vila Maciel, todas em Paranaguá. Novas construções serão nos trapiches em Ilha dos Valadares em Paranaguá, na Vila dos Pescadores de Pontal do Paraná e na Ponta da Pita e no Portinho, ambas em Antonina.


ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES