sexta-feira, abril 19, 2024

InícioCidadesEm Curitiba, 36 bairros não tiveram homicídios dolosos no primeiro semestre deste...

Em Curitiba, 36 bairros não tiveram homicídios dolosos no primeiro semestre deste ano

O primeiro semestre registrou uma redução de 20% no índice de homicídios dolosos em todo o Paraná, se comparado com o mesmo período de 2018, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira (7) pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp-PR). Assim como o Paraná, que Curitiba acompanhou a tendência de queda do Estado e registrou 20,5% menos casos. De janeiro a junho de 2019 foram 120 homicídios, contra 151 no mesmo período do ano anterior. O mais interessante é que 36 dos 75 bairros da capital não registraram nenhum homicídio nos primeiros seis meses deste ano.

Os bairros que zeraram o índice estão distribuídos por toda a cidade. Entre eles estão Abranches, Ahú, Batel, São João, Boa Vista, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim Botânico, Mercês, Santa Felicidade, Tingui (veja na lista completa). O Centro da Capital tambémnão registrou nenhuma ocorrência de homicídio doloso, bem diferente do ano anterior, quando houve oito episódios. O bairro campeão de homicídios foi a Cidade Industrial, com 11 mortes, mas mesmo assim, o número foi bem menor que o registrado no ano passado, quando chegou a 29. O segundo lugar no ranking de mortes é dividido entre Sítio Cercado e o Tatuquara, com nove mortes cada um.

Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, a queda nos índices de criminalidade é resultado de um conjunto de esforços. “Estamos trabalhando para combater o crime em todas as suas modalidades. O trabalho de inteligência, integração e planejamento de ações é constante para fornecer maior segurança para todos os paranaenses. E isso se reflete nas estatísticas de homicídio, furto e roubo”, afirma. Marinho atribuiu a diminuição dos números à integração entre as forças policiais, ao patrulhamento preventivo e ostensivo, e às investigações mais ágeis da polícia judiciária, que prendem criminosos e acabam por inibir novos crimes.

Mapa
Veja o número de homicídios dolosos por bairros. Em negrito, os 36 bairros que não tiveram nenhum homicídio no primeiro semestre

Abranches0
Agua Verde1
Ahu0
Alto Boqueirão11
Alto da Glória1
Alto da XV1
Atuba1
Augusta0
Bacacheri0
Bairro Alto1
Barreirinha1
Batel0
Bigorilho1
Boa Vista0
Bom Retiro1
Boqueirão4
Butiatuvinha0
Cabral0
Cachoeira1
Cajuru10
Campina do Siqueira0
Campo Comprido1
Campo de Santana1
Capão da Imbuia0
Capão Raso3
Cascatinha0
Caximba2
Centro0
Centro Cívico0
Cidade Industrial16
Cristo Rei1
Fanny1
Fazendinha1
Ganchinho0
Guabirotuba0
Guaíra2
Hauer2
Hugo Lange0
Jardim Botânico0
Jardim das Américas0
Jardim Social0
Juvevê0
Lamenha Pequena0
Lindoia0
Mercês0
Mossunguê0
Novo Mundo4
Orlans1
Parolin2
Pilarzinho1
Pinheirinho6
Portão1
Prado Velho4
Rebouças3
Riviera0
Santa Cândida3
Santa Felicidade0
Santa Quitéria1
Santo Inácio0
São Braz0
São Francisco2
São João0
São Lourenço0
São Miguel1
Seminário0
Sítio Cercado9
Taboão0
Tarumã1
Tatuquara9
Tingui0
Uberaba5
Umbará1
Vila Izabel0
Vista Alegre0
Xaxim3

Entre os municípios com maior redução estão quatro da RMC

Os municípios do Paraná com maiores reduções de homicídios dolosos, segundo dados da Sesp, foram: Pontal do Paraná, Lapa, Altônia e Santo Antônio da Platina (87,5%)., Rio Branco do Sul (83,3%), Campo Magro ( 75%), Fazenda Rio Grande (68,7%).

Em 52% das cidades (211 dos 399 municípios paranaenses) não houve registro deste tipo de crime, e em 124 (31%) foram apenas uma ou duas ocorrências registradas. Em relação aos números do ano passado, foram 205 homicídios a menos no Estado, conforme

Estudos técnicos comprovam que a certeza da descoberta do crime e da punição impacta diretamente na redução de índices da criminalidade e isso vem acontecendo no Paraná. “O aumento na efetividade dos trabalhos investigativos feitos pela Polícia Civil vem contribuindo diretamente para a redução de crimes de homicídios, roubos e furtos no Estado”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach.

Outros dados da pesquisa

– Das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) do Estado, 16 registraram queda nos índices em 2019
– Em quatro houve redução igual ou superior a 50%. São elas: União da Vitória (-50%), São Mateus do Sul (-55,5%), Jacarezinho (-58%) e Cornélio Procópio (-70%).
– A redução mais expressiva em todo o Estado foi na 21ª Área Integrada de Segurança Pública de Cornélio Procópio, que abrange 20 municípios, diminuiu o número de homicídios em 70% (foram 20 ocorrências de janeiro a junho de 2018, contra 6 no período de 2019).
– Em números absolutos, a maior diminuição foi na 2ª AISP de São José dos Pinhais, que corresponde aos 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Foram 42 homicídios a menos (foram 213 no ano passado e 171 em 2019).

BemParaná

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES