sexta-feira, abril 26, 2024

InícioCidadesPrefeito inaugura Centro de Atendimento Veterinário e novo espaço para cães e...

Prefeito inaugura Centro de Atendimento Veterinário e novo espaço para cães e gatos

Atendimento veterinário móvel e na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), resgate de animais vítimas de maus tratos, Projeto Castração gratuita e agora, Paranaguá conta com mais um investimento para melhor atender cães e gatos. 

Foi inaugurado nesta quarta-feira, 17, um espaço para gatos com separação de fêmeas e machos, um “maternal” para os filhotes, ambiente para animais em tratamento de saúde, um novo ambulatório, além de melhorias no ambiente destinado aos cães abrigados. Ainda há telas de proteção, área coberta e solário para os felinos. 

A melhoria está ocorrendo por meio de parceria firmada entre a Prefeitura de Paranaguá e a Concessionaria Ecovia Caminhos do Mar. “Esta é uma cooperação importante, trata de um tema relevante que é a saúde animal e ficamos felizes em participar deste momento com a cidade de Paranaguá”, comenta Marcelo Belão gerente de atendimento ao usuário da Ecovia. 

“Uma parceria como esta que gerou uma construção de 90 metros quadrados e contou com um investimento de cerca de R$ 350 mil, só é feita com uma administração coesa e que tem credibilidade. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conta sua parte técnica, profissionais empenhados que estão fazendo um grande trabalho”, enfatiza o prefeito Marcelo Roque.

O prefeito lembra que com o novo espaço o atendimento à população é expandido. “Já contamos com o atendimento veterinário na Semma e na unidade móvel que atende nos bairros, além do Projeto de Castração Gratuita. São investimentos importantes na área e ficamos felizes com esse conjunto de ações que beneficiam os parnanguaras que contam com serviços gratuitos e de qualidade”, destaca Marcelo Roque.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Yugi Higashi avalia o Centro de Atendimento Veterinário de Paranaguá como referência para outros municípios. “Este é um projeto-piloto firmado entre o Município e a Ecovia. Paranaguá está sendo vanguardista nesta recepção aos animais e pode servir como modelo para outras cidades que também podem firmar parcerias para viabilizar esse benefício para a causa animal”, frisa o secretário.

Vinícius Higashi explica que dentro da concessão da Ecovia, todos os animais que são resgatados pela concessionária são levados ao Centro de Atendimento veterinário da Semma. É realizada uma triagem inicial e, se necessário, o animal permanece recebendo cuidados e em tutela provisória na própria secretaria. “Temos sempre a ideia de realizar feiras de adoção para que os que estão abandonados e foram resgatados encontrem um novo lar”, informa.

“Os animais são resgatados e levados para a Semma quando são vítimas de maus tratos ou em questões de vulnerabilidade. Nesses dois casos a população pode ligar para 3420-6058 para realizarmos o resgate”, orienta o secretário.

O vereador Thiago Kutz, defensor da causa animal, vê o novo espaço como um avanço. “Temos trabalhado muito na Câmara Municipal em busca de políticas públicas voltadas a proteção animal e meio ambiente e temos contado com o apoio do prefeito Marcelo Roque o que gera resultados positivos ao município”, destaca Thiago Kutz. 

O vereador lembra que esteve em Curitiba vendo o centro de atendimento veterinário da Capital. “Paranaguá não deixa nada a desejar, estamos no mesmo nível de uma cidade grande e muito à frente de vários municípios brasileiros. É um avanço histórico, importantíssimo e que, com certeza, trará mais conforto e qualidade no atendimento dos animais que chegam à Semma e para seus tutores. É uma conquista do serviço público de Paranaguá”, comemora Thiago Kutz.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES