quinta-feira, abril 25, 2024

InícioPolíciaServiço 153 da Prefeitura de Curitiba. Veja em que situações usar

Serviço 153 da Prefeitura de Curitiba. Veja em que situações usar

O vandalismo, além de causar danos aos cofres públicos, prejudica a oferta de serviços para a população. Todo cidadão que perceber esse tipo de ação pode denunciar à Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Recorrer ao serviço de emergência é o caminho quando um morador vê uma pessoa pulando o muro de uma escola ou de uma unidade de saúde. A ligação é atendida por um guarda no Centro de Operações da Defesa Social. Observar alguns dados, como cor da roupa do suspeito e o uso de óculos ou bonés ajuda na identificação posterior. “O guarda consegue deslocar a equipe mais próxima do endereço para averiguar a situação e fazer abordagens a pessoas suspeitas”, explica o secretário municipal da Defesa Social, Guilherme Rangel. 

A ligação para o 153 também pode ser feita quando o cidadão flagrar alguém pichando um muro, danificando uma estação-tubo ou furtando cabos da iluminação pública. “Nesses casos, é preciso haver flagrante para que haja encaminhamento dos responsáveis à autoridade policial. Por isso a rapidez na chegada da Guarda Municipal é imprescindível”, reforça o secretário.

Importunação sexual

Casos de importunação sexual dentro dos ônibus também podem ser informados à Guarda Municipal, que já desenvolve um trabalho específico para inibir delitos nos veículos e terminais com a Patrulha do Transporte Coletivo. Equipes fazem rondas, mantêm presença em estações-tubo e terminais e abordam pessoas dentro dos ônibus. 

“Não é necessário que a denúncia seja feita pela vítima da importunação sexual. Uma testemunha do fato também pode comunicar a situação”, esclarece Rangel.

Novamente, a rápida chegada da informação pode ser o diferencial para que os suspeitos sejam detidos. “Para que haja efetividade, o ideal é que os guardas consigam fazer a abordagem do suspeito ainda dentro do ônibus”, orienta o secretário. 

BemParaná

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES