Filas se dividem por setor e há também fila para fazer o agendamento do atendimento.
Pacientes têm reclamado das longas filas no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, que começam a se formar durante a madrugada.
As filas se dividem por setor e há também fila para fazer o agendamento do atendimento, conforme os pacientes. Eles dizem que recebem informações desencontradas.
Em alguns casos, de acordo com os relatos dos pacientes, os sintomas pioraram enquanto esperavam a fila. Teve gente que disse até passar fome, pois não consegue sair da fila.
O outro lado
A superintendente do complexo do Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, disse que a instituição sabe que é preciso fazer melhorias e que elas estão em andamento.
“Há pouco tempo, nós já melhoramos os 18 guichês de atendimento, mas a gente tem um problema que é a partir da informática que atende e tem que mexer com quatro sistemas: o sistema da Secretaria Municipal, o próprio sistema do hospital, o sistema de validar a carteirinha que a pessoa tenha do SUS. Estamos trabalhando para que se tenha uma agilidade desse sistema”, explicou.
Claudete ainda afirmou que o hospital precisa acolher melhor os pacientes que ficam nas filas esperando por atendimento. “É um ambiente de chegada, principalmente Curitiba que é fria, com chuva, e nós não temos espaço. Nós, então, já estamos com planta pronta para melhorar toda essa área de acolhimento para as pessoas”, disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/2/3/hBaCKkTh2keRZSI8jjEA/pacientes-do-hc-de-curitiba-reclamam-do-tamanho-das-filas.jpg)
Pacientes do HC de Curitiba reclamam do tamanho das filas — Foto: Reprodução/RPC
Segundo a superintendente, essa área de acolhimento deve estar totalmente reformada até fevereiro de 2020.
Questionado pela RPC sobre a demora no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde informou que a competência é do governo estadual.
A RPC, então,entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que disse que a responsabilidade é do município. A RPC também entrou com a assessoria da imprensa da Prefeitura de Curitiba e aguarda o retorno.
G1
