sexta-feira, abril 19, 2024

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Pacientes reclamam das longas filas no Hospital de Clínicas de Curitiba

Filas se dividem por setor e há também fila para fazer o agendamento do atendimento.

Pacientes têm reclamado das longas filas no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba, que começam a se formar durante a madrugada.

As filas se dividem por setor e há também fila para fazer o agendamento do atendimento, conforme os pacientes. Eles dizem que recebem informações desencontradas.

Em alguns casos, de acordo com os relatos dos pacientes, os sintomas pioraram enquanto esperavam a fila. Teve gente que disse até passar fome, pois não consegue sair da fila.

O outro lado

A superintendente do complexo do Hospital de Clínicas, Claudete Reggiani, disse que a instituição sabe que é preciso fazer melhorias e que elas estão em andamento.

“Há pouco tempo, nós já melhoramos os 18 guichês de atendimento, mas a gente tem um problema que é a partir da informática que atende e tem que mexer com quatro sistemas: o sistema da Secretaria Municipal, o próprio sistema do hospital, o sistema de validar a carteirinha que a pessoa tenha do SUS. Estamos trabalhando para que se tenha uma agilidade desse sistema”, explicou.

Claudete ainda afirmou que o hospital precisa acolher melhor os pacientes que ficam nas filas esperando por atendimento. “É um ambiente de chegada, principalmente Curitiba que é fria, com chuva, e nós não temos espaço. Nós, então, já estamos com planta pronta para melhorar toda essa área de acolhimento para as pessoas”, disse.

Pacientes do HC de Curitiba reclamam do tamanho das filas — Foto: Reprodução/RPC

Pacientes do HC de Curitiba reclamam do tamanho das filas — Foto: Reprodução/RPC

Segundo a superintendente, essa área de acolhimento deve estar totalmente reformada até fevereiro de 2020.

Questionado pela RPC sobre a demora no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde informou que a competência é do governo estadual.

RPC, então,entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que disse que a responsabilidade é do município. A RPC também entrou com a assessoria da imprensa da Prefeitura de Curitiba e aguarda o retorno.

G1

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