quarta-feira, abril 24, 2024

InícioPolíticaMP dá parecer favorável para que Carli Filho cumpra pena com tornozeleira...

MP dá parecer favorável para que Carli Filho cumpra pena com tornozeleira eletrônica

Promotoria de Justiça apontou falta de vagas no sistema semiaberto em Guarapuava.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) deu parecer favorável para que o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho cumpra pena com o uso de tornozeleira eletrônica. O parecer foi enviado à Justiça na noite desta quarta-feira (29). A decisão cabe à juiza da execução penal, que havia pedido a manifestação da promotoria.

No documento, a Promotoria de Justiça cita que não há vagas disponíveis no sistema semiaberto e, por isso, concorda que o ex-deputado seja monitorado por tornozeleira eletrônica.

O MP-PR sugere ainda que Carli Filho deva residir obrigatoriamente em local onde exista sinal de celular, para que o monitoramento seja feito. O ex-deputado deve ainda fazer cursos, além de se apresentar mensalmente à Justiça, segundo o documento.

O parecer considerou ainda o fato de que o ex-deputado não possui outros antecedentes criminais.

Carli Filho está preso desde terça-feira (28), quando se entregou na Vara de Execuções Penais de Guarapuava, na região central do Paraná. Desde então, o ex-deputado está em uma sala especial da Penitenciária Industrial de Guarapuava (PIG).

Carli Filho foi condenado por duplo homicídio com dolo eventual pelas mortes de Gilmar Rafael Souza Yared e Carlos Murilo de Almeida. Os dois morreram em um acidente de trânsito em 2009, em Curitiba.

A Justiça determinou na sexta-feira (24) que o ex-deputado começasse a cumprir a pena de sete anos, quatro meses e 20 dias de prisão em regime semiaberto. Na segunda-feira (27), uma liminar estabeleceu um prazo de 24 horas para que Carli Filho se apresentasse.

Condenação

Em fevereiro de 2018, o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho foi condenado por júri popular. A sentença estabeleceu pena de nove anos e quatro meses de prisão em regime fechado.

O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) começou a avaliar em dezembro de 2018 se o julgamento seguiu o rito legal, além do tempo da pena fixada.

O julgamento foi interrompido e retomado em fevereiro deste ano. Na decisão, o TJ-PR determinou a redução de pena do ex-deputado.

Carli Filho — Foto: G1/Arte

Carli Filho — Foto: G1/Arte

G1

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES