Terceiro treinamento promovido pelo Ambulatório de Estomaterapia reuniu profissionais da rede municipal para aperfeiçoar técnicas de desbridamento e qualificar a assistência aos pacientes.
A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (29) mais uma etapa da Programação de Educação Continuada voltada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Promovido pelo Ambulatório de Estomaterapia, em parceria com a Coordenação da APS, o 3º Treinamento do Ambulatório de Estomaterapia para as Equipes de Enfermagem Assistencial reuniu enfermeiros da rede municipal para aperfeiçoar conhecimentos e práticas no cuidado de pacientes com feridas.
A capacitação contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Letícia Fernandes Andres, da presidente da Câmara Municipal de Pontal do Paraná e enfermeira, Elinete Guimarães, e da enfermeira Muriel de Fátima Vicente, responsável pelo Ambulatório de Estomaterapia de Pontal do Paraná e pela condução do treinamento.
Com o tema “Assistência de Enfermagem no Manejo de Feridas – Técnica de Desbridamento e a Escolha da Melhor Conduta no Tratamento de Feridas”, o encontro reuniu todos os enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, além de profissionais que atuam em serviços especializados.
Durante a capacitação, os participantes realizaram atividades práticas utilizando tecidos de origem animal e frutas para simular diferentes situações clínicas, aperfeiçoando as técnicas de desbridamento e a tomada de decisão no tratamento de feridas.
O treinamento também abriu espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de experiências entre os profissionais.
A enfermeira Muriel de Fátima Vicente destacou que a iniciativa integra um ciclo permanente de atualização das equipes de enfermagem.
“Este foi o terceiro treinamento do nosso ciclo de capacitações para a Atenção Primária, reunindo enfermeiros da APS e das especialidades. Foi um momento de muito aprendizado e troca de experiências. Em setembro, daremos continuidade à programação com uma nova capacitação sobre pé diabético.”
– A Programação de Educação Continuada seguirá ao longo do ano.
O próximo encontro, previsto para setembro, terá como tema o cuidado com o pé diabético, dando continuidade ao processo de qualificação dos profissionais da rede municipal de saúde e contribuindo para um atendimento cada vez mais seguro e eficiente à população de Pontal do Paraná.
Fotos: PMPPR/ Clovis Santo
