sábado, abril 27, 2024

InícioCidadesCom forte neblina, estradas e aeroportos exigem atenção

Com forte neblina, estradas e aeroportos exigem atenção

A terça-feira (21) amanheceu fria e com muita, muita neblina em Curitiba. De acordo com as informações do Climatempo o ‘nevoeiro’, no entanto, pode atingir grande parte do Estado. Com isso, toda atenção nas estradas e mesmo nas cidades, é preciso. Os aeroportos também podem ser afetados.

Ainda conforme o Climatempo, na região do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, o nevoeiro começou a ser observado por volta de 21 horas de segunda-feira (20). Às 23 horas a visibilidade era de apenas 400 metros.

Nesta manhã, o Aeroporto Afonso Pena segue aberto para pouso e decolagens, operando por aparelhos. 

Madrugada

Conforme o Simepar, a madrugada foi de tempo estável em todo o Paraná, mas o nevoeiro já era ‘destaque’ desde as primeiras horas desta terça-feira, atingindo Curitiba , Região Metropolitana, Campos Gerais e Centro-Sul. Nas rodovias que atravessam a Serra do Mar a visibilidade era bastante reduzida. 

Nevoeiro

O nevoeiro é um fenômeno comum e bastante difícil de prever, uma vez que pode se formar a qualquer hora, em qualquer época do ano e em qualquer lugar.

O nevoeiro mais frequente é aquele que se forma pela perda radiativa, que é o resfriamento da superfície pela perda de calor para o espaço. A perda radiativa é mais acentuada quando um sistema de alta pressão atmosférica está atuando sobre uma área e provoca a subsidência do ar, que é um movimento do fluxo de ar de cima para baixo.

A Região Sudeste do Brasil fica sob influência de um sistema de alta pressão atmosférica até a quarta-feira, 22 de maio. A partir do dia 23, o tempo muda com o deslocamento de uma frente fria sobre a Região, que vai causar chuva e forte queda da temperatura.

Colaboração Climatempo

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES