quinta-feira, abril 25, 2024

InícioSaúdeFalta de higiene bucal pode provocar problemas cardíacos; entenda

Falta de higiene bucal pode provocar problemas cardíacos; entenda

Você sabia que investir na saúde bucal pode prevenir, até mesmo, doenças cardíacas? Além de cárie, gengivite e mau hálito, a falta de cuidado com a higiene bucal pode gerar problemas como arritmia, endocardite bacteriana, acidente vascular cerebral (AVC) e, até mesmo, infarto. Isso acontece porque, de acordo com o Instituto do Coração (InCor), da Universidade de São Paulo (USP), 45% das doenças cardíacas têm início na cavidade bucal.

Para ajudar os curitibanos a avaliar se estão em dia com a saúde bucal, a Secretaria Municipal da Saúde incluiu no Portal do Programa Escute o Seu Coração um teste sobre o tema. O quiz é composto por seis perguntas, em que o paciente pode refletir sobre a escovação, uso de fio dental, aparência dos dentes e gengivas. A cada resposta, o portal disponibiliza informações e orientações ao internauta, apontando se ele está no caminho certo ou se precisa de mais atenção no cuidado bucal.

O teste também orienta um autoexame da boca – que conta com o auxílio de um espelho – e indica as unidades de saúde mais próximas do endereço do usuário. Todas as 111 unidades de saúde de Curitiba ofertam serviços de Odontologia. A ferramenta incentiva o autocuidado e a auto avaliação dos hábitos de escovação, mas não substitui a visita periódica ao dentista.

Saúde da boca e do coração

De acordo coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Viviane Gubert, a boca tem muitas bactérias e feridas, que são atalhos para que bactérias nocivas entrem na corrente sanguínea e se instalem em artérias e até mesmo no coração.

O programa

O Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares.

O teste da saúde bucal é mais um dos testes propostos pelo portal do Programa Escute o Seu Coração. Além dele, há outros seis, sobre alimentação saudável, atividade física, peso corporal, nível de estresse, tabagismo e consumo de álcool, todos com orientações para adoção de hábitos mais saudáveis em cada área.

Informações Prefeitura de Curitiba

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES