terça-feira, abril 23, 2024

InícioCidadesProjeto proíbe circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba

Projeto proíbe circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba

Proposta deixa para a Secretaria Municipal de Trânsito a fiscalização

Começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (16), projeto que pode proibir a circulação de patinetes nas calçadas de Curitiba. De autoria do vereador Jairo Marcelino (PSD), a proposta deixa para a Secretaria Municipal de Trânsito a fiscalização e dá prazo de 60 dias para a Prefeitura de Curitiba regulamentar qual será a punição a quem descumprir a regra.

“É uma modalidade relativamente nova [de transporte], não existindo ainda uma regulamentação própria para tal atividade”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto. “O número de adeptos deste tipo de transporte é cada vez maior na cidade de Curitiba”, segue Jairo Marcelino,“[mas] vem aumentando também o número de acidentes causados pelos seus usuários, que não deveriam estar circulando nas calçadas”. Para o vereador, os patinetes interferem no “livre deslocamento de pedestres”.

Esta é a primeira norma sugerindo regras para o uso do patinete elétrico em Curitiba. Há referências em outros atos legislativos, como a citação ao equipamento na proposta que institui o Dia da Eletromobilidade. Há um pedido de informações de Julieta Reis (DEM) sobre o programa Nota Curitibana, no qual a vereadora sugere que créditos do programa pudessem ser usados também para pagar o transporte público e, mediante convênio, as bicicletas e os patinetes.

Já Bruno Pessuti (PSD) fez uma sugestão ao Executivo para que vagas do Estacionamento Regulamentado (Estar) tivessem seu uso alterado, para serem utilizadas gratuitamente por bicicletas e patinetes. “Dessa forma, reduz-se a interferência desse modal de transporte nas calçadas”, argumenta, pois também vê no fato de os aparelhos ficarem aleatoriamente nas calçadas um problema para o trânsito dos pedestres.

BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES