sexta-feira, abril 26, 2024

InícioPolíciaBalanço aponta redução de 32% nos casos de homicídios dolosos no primeiro...

Balanço aponta redução de 32% nos casos de homicídios dolosos no primeiro trimestre

O número de homicídios dolosos – com a intenção de matar – caiu 32% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2018, no Paraná. A redução foi constatada em 16 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (AISP), com números significativos em Curitiba, Região Metropolitana e na área que engloba os sete municípios do Litoral.

Os números do relatório estatístico da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária apontam 381 casos registrados em janeiro, fevereiro e março de 2019, contra 558 no mesmo período do ano passado. O registro de ocorrências de homicídios dolosos é o principal indicador da segurança pública e a redução da taxa mostra a eficiência das ações de combate à criminalidade.

Um destaque no período apontado no balanço é que 271 (68%) dos 399 municípios do Estado não registraram homicídios durante o primeiro trimestre deste ano. Dos 128 municípios restantes, 67 tiveram apenas um caso.

De acordo com o governador Ratinho Junior, os dados positivos mostram o avanço da segurança pública no Estado. “O Paraná está entre os estados com melhores resultados nesta área. Devemos isso às ações estrategicamente organizadas para combate efetivo à criminalidade”, disse. “A segurança pública está sendo estruturada com planejamento e inteligência, e as ações se darão de forma integrada”.

Regiões

Em Curitiba foram registrados 30 homicídios dolosos a menos na comparação com 2018 – uma queda de 38%. “Na capital foi feita uma readequação do policiamento ostensivo pela Polícia Militar com a utilização de módulos móveis em locais, dias e horários específicos, nos eixos de maior aglomeração de pessoas. Isso contribuiu largamente para o bom resultado, pois a presença policial inibe o crime, aliado ao trabalho dedicado de investigação feita pela Polícia Civil”, disse o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Luiz Felipe Carbonell.

Nos 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, pertencentes a 2ª AISP de São José dos Pinhais, a redução foi de 40%. Na 3ª Área Integrada de Segurança Pública, que engloba os sete municípios do Litoral, a redução foi ainda maior: 52,5%.

A maior redução do Estado foi percebida na 5ª Área Integrada de Segurança Pública de São Mateus do Sul, que registrou queda de 90% nos casos de homicídios dolosos; seguida pela 6ª AISP de União da Vitória e pela 21ª, de Cornélio Procópio, ambas com redução de 66,6%.

Áreas integradas

A tendência de queda também foi percebida nas Áreas Integradas de Segurança Pública Ponta Grossa (27,7%), Guarapuava (43%), Francisco Beltrão (14%), Cascavel (54%), Foz do Iguaçu (46,6%), Campo Mourão (52%), Umuarama (65,5%), Rolândia (27%), Londrina (10%) e Jacarezinho (58%).

Informações Agência Estadual de Notícias

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES