Quem tem mais a perder na guerra comercial entre EUA e China?

17

A guerra comercial entre EUA e China se agravou nos últimos dias, e os dois países anunciaram novas tarifas sobre bilhões de dólares em produtos uns dos outros.

O presidente americano, Donald Trump, disse repetidas vezes que a China pagará esses custos, apesar de seu assessor econômico, Larry Kudlow, ter admitido que cabe às empresas americanas pagarem as tarifas sobre quaisquer bens trazidos da China.

Trump afirma também que a guerra comercial é boa para os EUA e gera bilhões de dólares para o Tesouro americano. Ele está certo? Quem vai perder mais à medida que o conflito aumenta?

Quem paga de fato pelo aumento de tarifas nos EUA?

Os importadores americanos, e não as exportadoras chinesas, pagam as tarifas sob a forma de impostos ao governo dos EUA, afirma Christophe Bondy, advogado da Cooley LLP.

Bondy, que foi consultor-sênior do governo canadense durante as negociações do acordo de livre-comércio entre Canadá e a União Europeia, diz que é provável que esses custos adicionais sejam simplesmente repassados aos consumidores americanos na forma de preços mais altos.

BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here