sábado, abril 20, 2024

InícioDestaquesPresidente da Aciapar defende associativismo, capacitação e Conselho de Desenvolvimento Econômico em...

Presidente da Aciapar defende associativismo, capacitação e Conselho de Desenvolvimento Econômico em Pontal do Paraná

O gaúcho de Erechim no Rio Grande do Sul, empresário Ércio Weschenfelder é o novo presidente da ACIAPAR – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná. Casado com a também empresária no ramo de eventos, Miriam Weschenfelder há 43, constituiu uma família com três filhos, sete netos e dois bisnetos.

Em entrevista ao site Paraná Praia contou um pouco sobre sua história e os novos projetos relacionados a Aciapar para seu mandato como presidente.

Ércio tem uma relação antiga com o litoral do Paraná, quando no ano de 1986 construiu um imóvel no balneário Costa Azul em Matinhos, desde então, segundo Ércio, todas os finais de ano e férias escolares das crianças foram passadas no litoral.

“Toda minha família tem uma ligação forte com o litoral, e logo após encerrar as atividades da nossa empresa em Curitiba resolvemos trabalhar no litoral. Abrimos uma nova empresa no ramo de embalagens e atendíamos o mercado aqui em Pontal do Paraná e todo o litoral, já que fazíamos uma cobertura de várias cidades como Guaratuba, Paranaguá, Matinhos, Morretes e Antonina”, disse Ércio.

Depois de anos trabalhando nesse segmento Ércio se aposentou. Porém em 2012 foi submetido a uma cirurgia cardíaca onde os médicos o recomendaram parar de trabalhar, mas com muita vontade de ver o desenvolvimento da região, Ércio não seguiu as recomendações.

“Mesmo com a recomendação médica eu percebi que se ficasse parado me sentiria muito pior, tenho muita coisa pra fazer e muito a agregar no desenvolvimento de nosso município, e por isso fiquei todos esses anos dentro da associação onde passei por diversos cargos, como se estivesse fazendo um estágio para em um determinado momento chegasse a presidência”, completou.

Ércio Weschenfelder pode ser encontrado facilmente todos os dias na associação, já que passa o dia prestando expediente na Aciapar. Com 63 anos, trabalhando desde os 13 anos de idade com carteira assinada, acumula uma enorme experiência de vida e de conhecimento.

O presidente falou também sobre as ações que serão desenvolvidas nesse mandato, onde pontuou a capacitação, o associativismo e a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico como os pilares fundamentais de sua gestão.

Capacitação

“Vamos trabalhar para que tenhamos mais ofertas e vagas de emprego, as que existem não suprem a demanda de nossa comunidade, vamos focar bastante nessa questão, buscando nessa nova gestão a capacitação das pessoas para que sejam selecionadas e trabalhem, existe hoje a expectativa da Faixa de Infraestrutura e com ela vem o Porto o que vai abrir muitas vagas em Pontal desde que as pessoas estejam capacitadas”, afirmou o presidente.

Ércio falou também sobre a luta travada para trazer o casco da “P-76” e para a empresa Techint se instalasse em Pontal do Paraná, onde teve participação efetiva da Aciapar, onde foram realizadas diversas reuniões e por fim burocracias que foram vencidas para a instalação da empresa que gerou milhares de empregos.

“A Techint chegou em 2008, e no início de 2016, a chegada do casco da P-76 foi festejada por todos e houve uma explosão de empregos em Pontal, foi uma luta até a chegada do casco da P-76 aqui, porém os empregos oferecidos aos pontalense foram poucos diante da magnitude do projeto, simplesmente por uma razão, as pessoas daqui que não estavam capacitadas suficientemente para exercer funções específicas dentro da empresa”, concluiu.

Sobre os processos de capacitação o presidente citou ainda que, “a Aciapar tem essa preocupação e vai buscar o máximo de cursos e capacitação para não correr o risco dos moradores não serem absorvidos por grandes empresas que poderão se instalar na região, teremos diversos cursos voltados ao setor portuário, nossa parceria já está firmada com a Incatep – Instituto de Capacitação Técnica Profissional, que conta com mais de 16 anos de experiência na capacitação de profissionais na área portuária, e estamos muito confiantes com isso”, comemorou Ércio.

Associativismo

Além da capacitação, como uma das bandeiras do seu mandato, Ércio também trata o associativismo como peça fundamental dentro do processo de crescimento da associação.

“Uma de nossas prioridades é o trabalho focado no associativismo de novos empresários, vamos disseminar essa ideia, temos que atrair nosso associado a participar junto conosco, oferecer crédito, capacitação, treinamentos e palestras. Também estamos colocando em prática as Câmaras Setoriais, de imediato formamos cinco câmaras que são constituídas por segmentos como, da Mulher Empreendedora, do Jovem Empreendedor, do Setor Imobiliário e Construção Civil, do Varejo e do Turismo, Hotelaria e Restaurantes, com a ideia das pessoas trocarem informações e dividirem experiências pensando no coletivo e nos crescimento do setor de cada Câmara”, explicou o presidente.

ACIAPAR

A Aciapar vem num processo de trabalho com o macro desenvolvimento de Pontal do Paraná, se envolvendo e tendo grandes conquistas que foram coordenadas pelo ex-presidente da entidade o empresário Gilberto Espinosa. O presidente Ércio citou o ex-presidente e falou sobre a importância dele em todo processo.

“O Gilberto é um grande amigo, uma pessoa incrível a qual tenho uma enorme admiração, devo a ele muito do meu aprendizado aqui na Aciapar, ele se dedicou por três mandatos seguidos, sempre teve o compromisso com Pontal. O Gilberto deixou um legado que pode ser escrito no livro de ouro da associação e com certeza continuará contribuindo conosco. E iremos dar segmento a muitas ações que já vinham sendo executadas”, esclarece o presidente.

Conselho de Desenvolvimento Econômico

Outro projeto importante que o presidente citou a reportagem do site Paraná Praia foi sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Pontal do Paraná, um projeto que envolve os poderes executivo e legislativo, a sociedade civil organizada, entidades e colégios, que juntos vão estudar e planejar da melhor maneira possível o futuro do município para os próximos 10, 20 ou 30 anos.

“Esse é um projeto que já está se concretizando e será muito importante para todos. É coordenado pelo Sebrae e exige uma lei municipal especifica, uma questão muito importante para o município. Na próxima sexta-feira devemos participar na cidade de Maringá, na Associação Comercial, de diversas palestras e debates relacionados ao Conselho de Desenvolvimento Econômico Municipal”, completou o presidente.

O presidente da Aciapar, Ércio Weschenfelder finalizou dizendo que diante de todos os projetos e ações que serão tomadas na nova diretoria, a defesa dos direitos dos associados sempre estará em primeiro lugar. “Nossos associados sempre terão na Aciapar um apoio para suas demandas, no que pudermos ajudar faremos o máximo esforço e assim todos juntos conseguimos fazer de Pontal do Paraná um lugar muito melhor de se viver”.

Redação Paraná Praia

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES