sexta-feira, abril 19, 2024

InícioDestaquesPescadores de Matinhos saem do mar com mais de uma tonelada de...

Pescadores de Matinhos saem do mar com mais de uma tonelada de pescada-branca

Peixe é considerado nobre e tem alto valor comercial; rede usada na pesca tem 30 metros de altura e dois mil metros de comprimento

Pescadores de Matinhos, no litoral do Paraná, saíram do mar com mais de uma tonelada de pescada-branca – que é considerada um tipo de peixe nobre – na segunda-feira (6).

“Foi uma pescaria bem abençoada, graças a Deus”, afirmou Osmar Conder Machado Filho, responsável pela embarcação que fez a pesca.

Dois pescadores partiram da Praia Central por volta das 9h30 e voltaram no fim da tarde com a rede transbordando. Todos os peixes foram capturados na rede que tem 30 metros de altura e dois mil metros de comprimento, de acordo com Osmar.

Pesagem

Marinalva Ferreira,que pesou os peixes, contou que ao todo foram contabilizados 800 quilos de pescada-branca e 200 quilos de bagre.

Além dessa tonelada que foi pesada e está sendo vendida no Mercado Municipal de Pescados de Matinhos, cerca de 300 quilos de pescada-branca foram divididos entre as pessoas que ajudaram a retirar os peixes da rede. Osmar contou que essa distribuição é uma tradição entre os pescadores.

Pescaria 'abençoada' foi na segunda-feira (6) — Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal

Pescaria ‘abençoada’ foi na segunda-feira (6) — Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal

Na pescaria de segunda-feira, havia dois pescadores e um auxiliar na embarcação de Osmar. Depois que essa grande quantia de peixes ficou presa na rede, outro barco com duas pessoas foi auxiliar.

“A quantidade foi inferior do que poderia ter vindo. Perdemos peixes por causa da força do mar”, disse.

Rede tem 30 metros de altura e dois mil metros de comprimento — Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal

Rede tem 30 metros de altura e dois mil metros de comprimento — Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal

Um dia normal de pescaria

Os pescadores vão praticamente todos os dias para o mar. “Se o tempo está bom, a gente está trabalhando. E não tem hora para voltar”, disse Osmar.

Ele contou que um dia normal de pescaria geralmente resulta entre 80 quilos e 150 quilos de peixe.

Peixe nobre

A pescada-branca, conforme Osmar, é um peixe difícil de capturar.

“Não dá para visualizar o cardume. É no susto”, explicou.

Tanto que, na pescaria de segunda-feira, os pescadores cercaram um cardume de cavala, mas, como disse Osmar, “acertaram a pescada”.

Outra característica da pescada-branca é o alto valor comercial, segundo Osmar. “Uma pescaria dessa pode render R$ 15 mil”, afirmou.

Cerca de 300 quilos de pescada-branca foram distribuídos entre as pessoas que ajudar a tirar os peixes da rede — Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal

Cerca de 300 quilos de pescada-branca foram distribuídos entre as pessoas que ajudar a tirar os peixes da rede — Foto: Almir Alves/Arquivo pessoal

G1PR


ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES