sexta-feira, abril 19, 2024

InícioSaúdeUnidades de saúde estarão abertas para vacinação neste sábado

Unidades de saúde estarão abertas para vacinação neste sábado

Quatro unidades de saúde estarão abertas neste sábado (27), das 8h às 12h, para vacinação contra a gripe e a febre amarela, em Curitiba. Os interessados podem ir até as unidades Ouvidor Pardinho (Matriz), Pompéia (Tatuquara), Barigui (CIC) e Osternack (Bairro Novo).

As vacinas são ofertadas também de segunda a sexta-feira em 110 unidades de saúde da capital. A estratégia de abrir algumas unidades de saúde neste sábado para ofertar as duas vacinas é uma opção extra para aquelas pessoas que não conseguem comparecer durante a semana.

Gripe

A campanha da gripe acontece até o dia 31 de maio. Estão sendo vacinadas na rede municipal o público prioritário definido pelo Ministério da Saúde: pessoas maiores de 60 anos, gestantes, mães de bebês nascidos até 45 dias, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais e professores da rede pública e privada.

A meta em Curitiba é vacinar contra a gripe pelo menos 90% das 535 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 481,5 mil pessoas.

Febre Amarela

Já a vacina da febre amarela é aplicada em dose única, somente uma vez na vida. O público-alvo são pessoas a partir de nove meses até 59 anos. A dose é contraindicada para crianças menores de seis meses, ou para quem tem o sistema imunológico enfraquecido, com histórico de reação alérgica grave a algum componente da vacina ou doença febril aguda.

Pessoas acima dos 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de seis meses precisam de prescrição médica para tomar a vacina. Para os idosos, a prescrição médica é feita após se avaliar o risco de a vacina descompensar outras doenças preexistentes.

MassaNews

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES