Tumba inca encontrada no Peru apresenta indícios de sacrifício de crianças

127

Uma nova descoberta arqueológica no Peru irá ajudar a entender melhor a cultura inca. Especialistas encontraram na localidade de Lambayeque uma tumba com os restos mortais de cinco adultos e quatro crianças pequenas que foram aparentemente sacrificadas. Acredita-se que os sepultamentos aconteceram há mais de 500 anos.

Na tumba também havia várias conchas da espécie Spondylus, que eram usadas em enterros de pessoas importantes para a sociedade inca. Isso sugere que seus ocupantes eram nobres. Os corpos das crianças foram alinhados no sentido leste-oeste. De acordo com o arqueólogo Alfredo Narváez, essa era uma posição muito simbólica na época. Especula-se que elas podem ter sido mortas em sacrifício para serem enterradas com os adultos.

A estrutura impressiona por seu tamanho, ocupando um espaço de mais de 60 metros quadrados. Segundo os arqueólogos, nunca havia sido encontrada uma tumba com essas dimensões e características no Peru. Suas paredes também continham espaços reservados para a colocação de símbolos religiosos.

“(A tumba) foi escavada no solo com profundidade e dimensões planejadas para abrigar os restos mortais de alguém importante e seus acompanhantes na jornada para a vida após a morte”, disse o arqueólogo Anaximandro Nuñez. Apesar de o local apresentar sinais de que foi alvo de saqueadores no passado, alguns artefatos foram encontrados lá, como vários vasos.  

History

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.