sexta-feira, abril 19, 2024

IníciocuriosidadesNaves alienígenas poderiam disparar lasers em buracos negros para viajar pelo espaço

Naves alienígenas poderiam disparar lasers em buracos negros para viajar pelo espaço

Como alienígenas hipotéticos poderiam viajar a longas distâncias pela nossa galáxia? Um astrônomo da Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, formulou uma teoria a respeito. Segundo ele, isso seria possível se eles disparassem raios laser em buracos negros binários (estruturas gêmeas que orbitam entre si).

O pesquisador David Kipping se baseou em uma técnica usada em espaçonaves da NASA e outras agências espaciais para levantar sua hipótese. O “estilingue gravitacional” (ou gravidade assistida) é o uso do movimento relativo e da gravidade de um planeta ou outro corpo celeste com o objetivo de alterar da trajetória e da velocidade de uma espaçonave. A “assistência” acontece quando o movimento do corpo gravitacional impulsiona a nave espacial. Com o impulso extra, possibilita-se a economia de combustível. 

A hipótese do cientista envolve os poços gravitacionais que existem em volta de buracos negros. Esses campos são capazes de “entortar” não só as trajetórias de objetos sólidos, mas a própria luz. Se um fóton entrar no entorno de um buraco negro, ele fará um circuito parcial ao redor dele e será lançado exatamente na mesma direção, princípio semelhante ao da gravidade assistida. Essas regiões são chamadas de “espelhos gravitacionais” e os fótons de “fótons bumerangue”.

Na teoria do cientista, uma espaçonave interestelar poderia disparar um laser em direção ao espelho gravitacional de um buraco negro. Quando os fótons do laser voltassem, a nave poderia reabsorvê-los e converter toda a energia extra em impulso, economizando grandes quantidades de combustível. Kipping batizou o sistema de “halo drive” (ou “tração de halo”). Segundo ele, alguma civilização inteligente extraterrestre poderia estar usando o método para atravessar a Via Láctea. Caso nenhum alienígena faça uso o sistema, os seres humanos podem inaugurar essa técnica. 

History

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES