quarta-feira, abril 24, 2024

InícioPolíticaViúva do ex-deputado José Janene é condenada por lavagem de dinheiro

Viúva do ex-deputado José Janene é condenada por lavagem de dinheiro

Denúncia do MPF apontou que viúva do ex-deputado e mais sete pessoas utilizaram parte do dinheiro oriundo do ‘mensalão’ em operação bancárias, investimentos e compras de bens.

A viúva do ex-deputado federal José Janene, Stael Fernanda Rodrigues de Lima, foi condenada a 7 anos e seis meses de prisão em regime semiaberto por lavagem de dinheiro.

A sentença do juiz federal Marcos Josegrei da Silva, da primeira instância, ainda determina o pagamento de multa. A decisão é de sexta-feira (15), e ainda condenou outras sete pessoas envolvidas no esquema. Em contrapartida, o magistrado absolveu a filha do ex-deputado federal.

A denúncia contra o grupo foi aceita pela Justiça Federal em 2012. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), José Janene, morto em 2010, teria recebido ao menos R$ 4,1 milhões oriundos de um esquema de compra de apoio legislativo pelo Governo Federal, denominado “Mensalão”. Conforme a denúncia, os valores foram fracionados e tiveram diferentes destinos, dessa forma a intenção era dar licitude e introduzir os valores legalmente ao sistema financeiro.

Ainda de acordo com o MPF, parte dos valores recebidos pele ex-deputado federal no ‘mensalão’ foram destinados a operação bancárias, investimentos e compras de imóveis. Foram investigadas transações realizadas entre 2002 e 2006.

Para o MPF, Stael Fernanda Rodrigues de Lima pactuou contratos ideologicamente falsos, adquiriu imóveis com esses recursos, recebeu R$ 2.115.826,23 entre 2003 e 2006 sem identificação da origem de todos os depósitos e adquiriu veículos de luxo sem dinheiro suficientes em suas três contas bancárias que pudessem justificar os bens declarados em imposto de renda.

“No caso, os elementos dos autos são suficientes para comprovar que a intenção dos réus era dissimular ou ocultar o numerário pertencente ao ex-deputado José Janene (falecido), com o fim de permitir a ele usufruí-lo como se lícito fosse”, diz um trecho da sentença.

O G1 tenta localizar a defesa de Stael Fernanda Rodrigues de Lima.

Fonte:G1PR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES