sábado, abril 27, 2024

InícioParanaguáParanaguá: Mulheres lotam Plenário em evento da Procuradoria da Mulher

Paranaguá: Mulheres lotam Plenário em evento da Procuradoria da Mulher

O tema da violência doméstica, especialmente em lares onde existem mulheres com deficiência, foi alvo de uma ampla abordagem no Plenário da Câmara Municipal de Paranaguá, na tarde desta quarta-feira (30), por palestrantes representantes de diferentes áreas do município.

Idealizado pela vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Isabelle Dias (PSB), para marcar o Agosto Lilás, o evento, em suas diferentes falas, abordou os avanços na estrutura do município para o atendimento à mulher que sofre violência, bem como o fortalecimento da legislação municipal para a criação de uma rede atuante de proteção à mulher.

De modo a informar a população, a Comandante da Patrulha Maria da Penha, a GCM Márcia Garcia, apresentou o trabalho feito pelas GCMs junto às abordagens aos agressores de mulheres em Paranaguá.

A defensora pública, Dra. Helena Grassi Fontana, apresentou uma fala esclarecedora dos direitos da mulher e da necessidade do encorajamento das vítimas de violência em apresentar denúncias.

O vereador Nilson Diniz lembrou que graças ao trabalho em conjunto com a atual secretária municipal da Mulher, Vandecy Dutra, e com a vereadora Isabelle Dias muito se avançou em leis municipais voltadas às mulheres.

Contudo, a fala da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Fátima Gonçalves, de relatos dos casos em que a violência doméstica ocorreu em lares de pessoas com deficiência, causou indignação e emoção.

Por fim, a vereadora Isabelle Dias destacou a necessidade de eventos apresentarem a temática da violência, mas, sobretudo, também as ações que estão sendo feitas para combater os crimes cometidos contra o gênero feminino na cidade.

PALAVRA DA PROCURADORA DA MULHER

“O papel da Procuradoria é reforçar laços com a sociedade e ajudar no trato de leis, projetos e ações de combate à violência. Estamos imbuídos em avançar cada vez mais na temática, principalmente quando envolve as pessoas com deficiência. Hoje foi um dia marcante, pois tivemos um grande público presente e pessoas tratando o tema com uma sensibilidade digna de aplausos”, resumiu a vereadora Isabelle Dias.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES