sábado, junho 13, 2026

InícioDestaquesCorpo de Bombeiros promove pela primeira vez uma mulher a patente de...

Corpo de Bombeiros promove pela primeira vez uma mulher a patente de coronel

Pela primeira vez, em 102 anos de história do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, uma mulher é promovida ao posto de coronel. Maristela Xavier dos Santos ingressou na carreira em 2001.

O decreto foi assinado nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial, e a solenidade de reconhecimento será no próximo dia 21, que é uma das datas previstas no calendário de promoções de militares do CBMSE.

Trajetória

Maristela é natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e ingressou na carreira como cadete em 2001, tendo sido graduada em Ciências de Defesa Social (2001 – 2003) no Instituto de Ensino de Segurança do Estado do Pará. Possui ainda graduação em Direito – Universidade Tiradentes (2011), Publicidade e Propaganda – Universidade Tiradentes (2005), Pós-Graduação em Direito Penal e Processual – Universidade Tiradentes, Curso de Especialização em Segurança Pública – Academia de Polícia Militar da Bahia/Universidade Estadual da Bahia (2012) e Curso de Gestão Estratégica em Segurança Pública – Academia de Polícia Militar da Bahia (2019).

Durante sua carreira, já atuou na Defesa Civil de Aracaju, foi comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Militares (Itabaiana/SE), diretora de Logística/Finanças do CBMSE e assessora técnica institucional do CBMSE, dentre outras funções.

A8SE.com

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES