sexta-feira, abril 26, 2024

InícioDestaquesInício das obras de dragagem na orla é oficialmente iniciado

Início das obras de dragagem na orla é oficialmente iniciado

O prefeito Zé da Ecler esteve neste sábado (25) em Caiobá, onde chegou a draga Galileo Galilei. A embarcação será usada nas obras de dragagem, que fazem parte dos trabalhos de engorda da orla de Matinhos. Na cerimônia, o governador Ratinho Júnior anunciou o início das obras de dragagem em nossa cidade. Com 166 metros de largura, a draga autotransportadora de sucção e arrasto é de origem belga.

O equipamento possui cisterna e propulsão própria. Isso permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde dragam a areia, depositam em sua cisterna e em seguida mandam o material pela tubulação que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores farão o espalhamento na parte seca. Na parte submersa, é o próprio movimento das ondas que se encarrega de fazer esse espalhamento da areia.

A draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Com comprimento total de 166 metros, tem potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar. Construída em 2920, a draga tem a capacidade de acomodar uma tripulação de 32 passageiros. A embarcação já foi utilizada para as obras de dragagem e aterro hidráulico de Balneário Camboriú, além de várias outras obras de dragagem portuária em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí. Durante o evento da tarde deste sábado, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Everton de Souza, destacou os pontos positivos da obra.

O diretor de Saneamento de Recursos Hídricos, José Luiz Scroccaro, falou sobre como a embarcação irá auxiliar nos trabalhos. O governador Ratinho Júnior falou citou os grandes investimentos que o Estado vem fazendo no Litoral. E o prefeito Zé da Ecler comentou que o município tem muito a crescer e se beneficiar com a obra. Com investimentos de R$ 314,9 milhões, a dragagem é um dos processos das obras de recuperação da orla de Matinhos. A obra – que é do Governo do Estado, através do Instituto Água e Terra (IAT), e executada pelo Consórcio Sambaqui, vencedor da licitação pública – vai resultar no alargamento da faixa de areia ao longo dos 6,3 km previstos no projeto, do Morro do Boi até o Balneário Flórida. Segundo o Palácio Iguaçu, o esforço irá garantir cerca de 300 empregos diretos e 1400 indiretos.

Além do prefeito, estiveram no evento a primeira dama Regina Viana; o chefe de Gabinete, Carlos Valderi; o procurador municipal Ronysson Pontes; os secretários de Administração, Joilson Vaz da Silva, de Meio Ambiente, Ari Nomax; de Assistência Social, Enelida Ramos de Lima; de Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior; de Planejamento; Ivo Mendes Júnior; e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, José Luís Leal. Representando o Legislativo Municipal, estava o presidente da Câmara, Rodrigo Gregório (PODE), e os vereadores Nando (PODE), Lucas Pesco (PSC), Gérson Júnior (PL), Jair Pescador (PL), Leléu (PSL) Nívea Gurski (PSD) e Almir (PROS). No evento, ainda estavam parlamentares federais e estaduais, secretários de Estado, autoridades e representantes da sociedade civil.

Departamento de Comunicação

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES