Pontal do Paraná amplia a oferta de esportes à população e passa a oferecer 28 modalidades esportivas

524

A Secretaria Municipal de Esportes e Cultura de Pontal do Paraná, conseguiu implementar uma grande mudança para o município, que contava com apenas duas modalidades esportivas oferecidas à população. A cidade até então tinha como opções esportivas e culturais algumas escolinhas de luta, investimento no futebol e também contava com os esforços da maestrina Ligia Men Silva no Canto Coral.


Com o novo projeto, os espaços culturais e esportivos da cidade contam agora com taekwondo, karatê, jiu-jitsu, capoeira, muay thai, voleibol, vôlei de praia, basquete, handebol, futsal, futebol, futebol 7, tiro com arco, surf, bodyboard, zumba, boxe, teatro, danças folclóricas, histórias em quadrinhos, canto coral, flauta doce, artesanato, além de algumas subdivisões específicas.


Segundo o prefeito Rudão Gimenes (MDB), o esporte passou a ser concebido como um excelente meio para se propor saídas para os problemas sociais que afetam cotidianamente, principalmente, crianças e jovens.


“Estudos apontam que o esporte promove a inclusão social, as mudanças positivas de comportamento, o preenchimento do tempo livre, o aumento do desempenho escolar, a aprendizagem das modalidades esportivas e o aperfeiçoamento do desempenho motor como os principais benefícios dos projetos sociais esportivos”, destacou o prefeito.


João Carlos Marcon, Secretário Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude comemora a conquista e diz que, “ essa mudança é uma ruptura de paradigmas, uma forma diferente de gerir a pasta onde todos os recursos e energia do gestor é voltada para a promoção do esporte e da cultura. Mais ainda, um governo municipal que reconhece a importância que a atividade esportiva e cultural tem para a qualidade de vida dos nossos munícipes”.


As atividades acontecerão em todos os espaços culturais e esportivos da cidade, incluindo alguns prédios e ginásios que se encontram em reforma e em breve estarão em condições de uso para a ampliação das atividades, um exemplo é o Ginásio Ezequiel, que já está em fase final de uma ampla reforma.


Quem ganha com essas mudanças é a população, que terá acesso a uma ampla opção de atividades esportivas e culturais de altíssima qualidade, perto de suas casas. Toda a população de Pontal do Paraná tem agora a oportunidade de ter uma formação esportiva de qualidade e buscar a excelência no esporte que escolher. As atividades estão liberadas para crianças, jovens, adultos, idosos e em breve o município pretende investir também nos desportos.
O secretário afirma que essa mudança impacta diretamente na vida da população e que são os jovens a receberem o maior benefício em forma de propósito.


“O esporte e a cultura são atividades transformadoras, seja em nível apenas de participação e lazer ou na busca da excelência. O importante é que, enquanto poder público, possamos oferecer o máximo de possibilidades. Nossa tarefa é encontrar os talentos, que sem as atividades que estamos propondo, nunca seriam descobertos. Para crianças, contribuir para a formação integral e para os idosos, dignidade e qualidade de vida”, completou Marcon.
Juntamente com as escolinhas vêm também os eventos esportivos que fortalecem o turismo e o desenvolvimento do município. Com essas e outras ações, Pontal do Paraná passa a atrair investimento estatal, o projeto de edificação da Escola Náutica e da Escola de Surf são um reflexo disso, seiscentos mil reais para a construção são oriundos de parceria com o Governo do Estado.


Em parceria com a Secretaria de Turismo, também estão sendo promovidos vários eventos, um exemplo é a inauguração da rota de Ciclo Turismos do Guaraguaçu, onde participaram quase quatrocentos atletas, o que sem dúvidas provoca um impacto positivo para o fomento do setor. Com o projeto arquitetônico pronto, em breve a cidade terá também o Centro Náutico, uma escola de remo e canoagem que será o projeto âncora na parceria com o turismo.

*Redação Paraná Praia

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.