quinta-feira, março 28, 2024

InícioDestaquesPassarela do Balneário de Ipanema será revitalizada e o município ganhará um...

Passarela do Balneário de Ipanema será revitalizada e o município ganhará um mirante

O Balneário de Ipanema com suas águas cristalinas e uma extensa faixa de areia é um dos destinos mais procurados pelos veranistas durante a alta temporada. Considerado um dos balneários mais urbanizados de Pontal do Paraná, a praia é bastante frequentada por jovens surfistas e turistas.  

Walter Garcia, Presidente da AABIP define Ipanema como uma praia que tem uma estrutura parecida com uma pequena cidade e por isso deve oferecer opções seguras aos visitantes e moradores.


“Essa obra está tornando a orla mais bonita e atrativa, vai facilitar o acesso à praia e assim proteger a restinga. A passarela estava com vários pontos na estrutura apodrecendo e quebradas, oferecendo grande risco de acidentes. Nosso olhar tem que estar voltado ao turismo, em oferecer melhor acessibilidade e um visual prazeroso, com desejo de retorno pelos visitantes”, explicou Walter Garcia.  

De acordo com Walter, a obra conta com ampliação da passarela atual interligando ao antigo Posto do Corpo de Bombeiros, que será transformado em um mirante. “A licitação já foi assinada pelo prefeito Rudão Gimenes, a empresa ganhadora terá que concluir a obra até o final de novembro e teremos uma temporada com um equipamento público de qualidade, esperamos que logo o projeto se estenda a outros balneários”, finalizou. 

Com a proximidade da temporada de verão e o consequente aumento do fluxo de pessoas na região, a Prefeitura da cidade deu início às obras de revitalização no local, que incluem reforma das passarelas e a construção de um mirante. A expectativa, de acordo com Walter Garcia, é que as obras ofereçam mais balneabilidade, tornando a orla mais bonita e atrativa, facilitando o acesso à praia e assim protegendo a restinga.     

Heitor Kayamori, Secretário Municipal de Projetos e Planejamento Urbano, explica que a necessidade da reforma das passarelas se deu à má conservação da estrutura. “ O deck e o guarda corpo estavam danificados e poderiam acarretar acidentes”, disse Heitor.

Durante a alta temporada, quando ocorre um aumento exponencial no número de pessoas circulando pelo local, transitam diariamente pelas passarelas em torno de vinte mil pessoas. Próximo a passarela que será revitalizada, onde hoje existe um posto do Corpo de Bombeiros desativado, será construído um mirante. 

“Estamos reaproveitando a estrutura existente, fazendo a substituição da madeira condenada e contemplando decks com espessura maior, além de uma revitalização em todo o local, para que a população tenha acesso ao nível da laje e possam contemplar a paisagem”, explica o arquiteto Heitor Kayamori. 

O mirante será um atrativo a mais para os visitantes e moradores locais, que poderão contemplar o mar de um ponto mais elevado. A licitação já foi assinada pelo prefeito Rudão Gimenes e a expectativa é que as obras sejam concluídas até o início da temporada, próximo a véspera do aniversário do município.

*Karina Mancini com Kauhê Prieto/Paraná Praia

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES