terça-feira, abril 23, 2024

InícioDestaquesParanaguá é sede do maior evento de capacitação de operadores de Ecoturismo...

Paranaguá é sede do maior evento de capacitação de operadores de Ecoturismo e Turismo de Aventura do Paraná

Com o objetivo de impulsionar a venda dos produtos turísticos da natureza tanto de Paranaguá como do litoral, a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo, Adetur – Litoral, está realizando uma capacitação para operadores de Ecoturismo e Turismo de Aventura, maior evento da área realizada na região.

Vale destacar que a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur), está apoiando o evento, juntamente com a Fundação Boticário.

A ação visa tornar o litoral do Paraná, um destino mais qualificado e assim tornando-o mais competitivo no segmento de vida ao ar livre que está sendo muito procurado nos últimos tempos, e, promover o turismo de natureza e o Destino Grande Reserva Mata Atlântica.

De acordo com Patricia Assis, diretora executiva da Adetur, nesta primeira fase do programa de capacitação do Destino Grande Reserva Mata Atlântica, foram selecionadas 25 empresas de receptivos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

“Essas empresas já possuem forte atuação no destino, principalmente que atenderam aos critérios de seleção da Adetur Litoral, que preza sempre pela representatividade de litoral como um todo, e com isso, cuidamos para que os sete municípios do litoral, mais a Ilha do Mel tivessem empresas selecionadas para participar dessa capacitação”, disse a diretora executiva.

Vale salientar que a equipe da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, está fazendo a capacitação dos empresários, visando transformar o potencial turístico natural em um vetor de desenvolvimento econômico e social.

“O evento foi organizado pela ABETA de uma maneira criativa, sustentável e de maneira inspiradora para as diferentes áreas da cadeia produtiva do turismo, além de agregar valor ao destino anfitrião”, salientou Vinícius Viegas, presidente da entidade.

Durante a solenidade de abertura do evento o secretário de Cultura e Turismo Harrison Moreira de Camargo, explicou que, “o potencial turístico de Paranaguá é destaque para outros municípios do Paraná, principalmente com relação ao ecoturismo e turismo de aventura. Observamos que com as capacitações será possível adquirir novos conhecimentos para desenvolver a nossa cadeia produtiva do turismo”.

O executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, especialista em Turismo de Aventura, proferiu uma palestra para os convidados, durante a abertura do evento. O evento segue até quinta-feira, 26, na Ilha do Mel, onde os 25 empresários receberão a capacitação pela organização.

Vale lembrar que todos os protocolos de segurança sanitária contra a Covid 19 serão seguidos rigorosamente. O local onde acontecerá as capacitações é aberto, com ventilação e espaço para distanciamento adequado de acordo com as orientações da OMS e secretaria de saúde estadual e municipal.

O vice-prefeito José Carlos Borba, representou o prefeito Marcelo Roque na abertura do evento no Hotel Camboa, “ficamos muito felizes pela Adetur e a Abeta realizarem um evento deste porte em nossa cidade, principalmente na Ilha do Mel, que é um destino turístico muito importante de Paranaguá e destacar que temos muitas ilhas lindas que fazem parte da nossa baía e estão prontas pra receber os turistas”.

Estiveram presentes no evento a diretora de promoção turística Aline Pschera, o superintendente de Fomento e Incentivo ao Turismo Jafar Omar El Tassi, Rafael Andregueto do IAT – Instituto de Água e Terra do Paraná, assim como a diretoria da Adetur Litoral, diretoria da ABETA e convidados.

Reunião com o prefeito

A equipe da Adetur, assim como da ABETA, o secretário Harrison Moreira de Camargo, a diretora de promoção turística Aline Pschera, o superintendente de Fomento e Incentivo ao Turismo Jafar Omar El Tassi, estiveram reunidos com o prefeito Marcelo Roque para explanar sobre a capacitação para operadores de Ecoturismo e Turismo de Aventura,

Durante o encontro o prefeito Marcelo Roque destacou que, “nossa administração fica muito orgulhosa em receber um evento de grande porte como este. A Ilha do Mel se vende por si só para os turistas tanto do Brasil, como os estrangeiros, muitos nem sabem que a ilha faz parte de Paranaguá. Gostaria de lembrar que na cidade temos centenas de pessoas que fazem pedaladas em trilhas, colônias, enfim, em vários pontos de Paranaguá e temos diversas ilhas belas para o ecoturismo e o turismo de aventura”.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES