sexta-feira, março 29, 2024

InícioCovid-19Como tornar o turismo mais sustentável após a pandemia?

Como tornar o turismo mais sustentável após a pandemia?

FORTEMENTE AFETADAS PELO CORONAVÍRUS, AGÊNCIAS DE VIAGENS DECIDEM REPENSAR O SETOR E PROMOVER UMA “RECUPERAÇÃO RESPONSÁVEL”. COMO ELAS VEEM O FUTURO DO TURISMO?

Os problemas causados pelo crescimento do turismo global nos últimos anos já eram evidentes: cidades superlotadas, degradação ambiental e alta poluição de CO2 por conta das viagens aéreas. No atual contexto, aumentam, portanto, os apelos por um retorno mais sustentável da indústria de turismo após a pandemia de coronavírus.

A Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) agora clama por uma “recuperação responsável do setor”, a fim de “equilibrar as necessidades das pessoas, do planeta e a prosperidade”. Isso inspirou a Feira Internacional de Turismo (ITB) anual de Berlim, que será realizada de 9 a 12 de março sob o lema “Repensar, Regenerar, Reiniciar – Turismo para um Normal Melhor”. Devido à pandemia, a maior feira de viagens do mundo será realizada digitalmente pela primeira vez em sua história.

Em 2021, a ITB, maior feira de viagens do mundo, acontecerá virtualmente pela primeira vez

Repensando a indústria do turismo

“A pandemia de coronavírus foi um momento de choque global que levou a um repensar da indústria do turismo, que sempre esteve tão acostumada ao sucesso”, disse Martin Balas, do Centro de Turismo Sustentável (ZENAT) da Universidade Eberswalde para o Desenvolvimento Sustentável.

O pesquisador de turismo Martin Balas vê a pandemia como uma oportunidade para um turismo mais sustentável

Questões como proteção climática e turismo excessivo, que já eram grandes desafios para o setor antes da covid-19, agora estão ainda mais em foco, disse Balas à DW.

A Associação Alemã de Viagens (DRV) também vê a pandemia como uma oportunidade para mais sustentabilidade na indústria.

“Viagens sustentáveis são uma tendência que existe há anos e a indústria de viagens já reagiu a isso e continuará a fazê-lo no futuro”, disse Ellen Madeker, da DRV. Várias grandes agências de turismo estão preparando campanhas de conscientização destinadas a aumentar a conscientização dos viajantes sobre os impactos de suas viagens.

A gigante da indústria DER Touristik também está promovendo sua nova oferta de viagens sustentáveis na Europa, Turquia e Egito. Assim que os deslocamentos de longa distância forem novamente possíveis, será ampliada ainda mais a gama de excursões sustentáveis no geral, disse à DW Ulrike Braun, chefe de sustentabilidade da DER Touristik. “Temos uma responsabilidade como indústria de viagens. Dependemos muito da preservação dos destinos, do país e de seu povo. Essa é a base do nosso negócio”, afirma.

Ecologicamente correto: barco elétrico no Lago Königssee, nos Alpes de Berchtesgaden

No entanto, a indústria de viagens tem sido um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus. De acordo com a OMT, só em 2020, o setor registrou um prejuízo de 1,3 trilhão de dólares (R$ 7,5 trilhões). Além disso, entre 100 e 120 milhões de empregos estão ameaçados em todo o mundo atualmente. Na Alemanha, gastos com viagens de férias caíram quase 40%, de acordo com um estudo recente da Associação de Pesquisa de Férias e Viagens (FUR).

Isso poderia representar um obstáculo a um retorno com foco em viagens sustentáveis, disse Madeker, da DRV. Segundo ela, os operadores turísticos em geral veem a necessidade crescente de viagens mais sustentáveis ​​e têm respondido a essa demanda. “Mas, para implementar esses conceitos e investir em infraestrutura sustentável, os negócios precisam primeiro se recuperar.”

Fonte: Deutsche Welle

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES