Paciente de Curitiba é um dos 3 da lista de monitorados pelo Ministério da Saúde em todo o país. Pasta já foi notificada, diz secretário.
A Secretaria de Saúde do Paraná descartou, nesta quarta-feira (29), que um paciente de Curitiba esteja portando coronavírus. O caso é um dos 3 suspeitos monitorados pelo Ministério da Saúde em todo o país.
“Tratava-se de um vírus da Influenza B [um tipo de gripe] detectado no exame realizado”, afirmou o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, à RPC.
Preto afirmou que o Ministério da Saúde já foi notificado da conclusão. O G1 enviou um e-mail à pasta às 7h12, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O paciente está internado em isolamento no o Hospital Santa Cruz, em observação.
A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, também confirmou ao G1 que a suspeita foi descartada.
Secretaria investiga outro caso
O secretário de Estado da Saúde do Paraná disse que o outro caso no estado está sendo investigado, mas esse ainda não é considerado suspeito pelo Ministério da Saúde.
“O outro caso que chegou pelo serviço móvel de urgência em uma das unidades de pronto atendimento de Curitiba e que, uma vez notificado, tendo passado pela China, foi encaminhado para o Hospital de Clínicas naquele momento e ainda aguarda confirmação, ou não”, afirmou.
Márcia Huçulak disse que essa paciente está bem, com o quadro clínico estável. “Um estado respiratório sem pneumonia até ontem à noite, e a gente começa o protocolo de investigação do coronavírus”, explicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/Y/X/tWTCIZS1aUGAfuLLLbEg/contagio-e-sintomas-do-coronavirus-v3-01.jpg)
Ciclo do novo coronavírus – transmissão e sintomas — Foto: Aparecido Gonçalves/Arte G1
G1PE

