Praias em SC recebem ducha alimentada por energia solar

0
638

Acesso à água tratada é acionado pelos banhistas via aplicativo de celular.

Quem frequenta as Praia Central e Meia Praia, no município de Itapema, no litoral norte de Santa Catarina, já pode contar com um sistema de duchas acionadas via aplicativo de celular. A inovação tem por objetivo reduzir o consumo de água oferecendo uma alternativa mais sustentável e segura aos banhistas que frequentam as praias da cidade. Vinte e cinco duchas foram instaladas ao longo da orla e já estão disponíveis para uso de moradores e turistas com a oferta de água tratada.

O banho nas duchas é temporizado, racionalizando o uso e evitando o desperdício da água. A tecnologia é resultado de dois anos de pesquisa e foi desenvolvida pela empresa catarinense Go Place. De acordo com o diretor da companhia, Maurício Fontana, o sistema é alimentado via energia solar, reduzindo ainda mais o impacto para o meio ambiente.

“Sabemos que a falta de água já é um problema recorrente em muitas cidades do Brasil e do mundo. O objetivo deste sistema é justamente incentivar o uso racional deste recurso natural que é fundamental para as pessoas. Além disso, o equipamento não gera custos aos cofres públicos, pois é viabilizado através de incentivos vindos da iniciativa privada”, justifica.

ducha solar

O sistema de duchas inteligentes chega ao município de Itapema com o apoio da EMBRAED.

Sistema de duchas via aplicativo

O funcionamento das duchas, nas praias de Itapema, é acionado pelo usuário através do aplicativo de celular Go Place, disponível para Android e IOS. Para utilizar o sistema, é necessário baixar o aplicativo e realizar um cadastro utilizando a conta de Facebook ou e-mail.

Ao instalar o software no celular o usuário recebe créditos para utilização gratuita do equipamento, com um limite de 10 banhos. Todavia, se o banhista precisar de uma quantidade maior, poderá adquirir os créditos necessários no aplicativo. O valor do banho varia de R$ 0,85 a R$ 1,00 por crédito. Cada banho gasta apenas um (01) crédito por vez e tem duração de um (01) minuto.

Quem optar por deixar o celular em casa poderá acionar o serviço através de barracas cadastradas para vender o serviço na orla. Além disso, três pontos de duchas estão isentos de cobrança no município. Os equipamentos estão localizados nas ruas 211 e 319, na Meia Praia e na rua 123, na Praia Central.

Ciclo Vivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.