Fazer auto escola para tirar carteira de habilitação pode não ser mais obrigatório

17109

Fazer auto escola para tirar carteira de habilitação pode não ser mais obrigatório

Hoje o salário mínimo nacional é de R$ 1.045,00 e o custo médio em uma autoescola para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A/B é de aproximadamente R$ 2.500,00, podendo esse valor ser bem superior. A maior parte deste custo é formado pelos valores pago as auto escolas, o alto custo impede, muitas das vezes, que o cidadão se habilite.

Atualmente, as autoescolas são responsável por ministrar aulas teóricas e práticas, somente isso. No entanto, um Projeto de Lei 3781/2019 está tramitando no Congresso Nacional e deve ser colocado em votação em breve, prevê o Fim da Exigência de fazer Auto-Escola pra tirar a Carteira de Habilitação.

PRINCIPAIS PONTOS SOBRE O PROJETO, O FIM DA EXIGÊNCIA DE FAZER AUTO-ESCOLA:

As aulas de auto-escola não serão mais obrigatórias a quem deseja obter sua CNH de categorias A e B. Somente será necessário pagar uma taxa ao departamento de trânsito e em seguida realizar os testes de aptidão, psicotécnico, teórico e prático. O que definitivamente vai baratear os custos e tempo para obtenção a Carteira de Motorista, a CNH. Atualmente a lei obriga as pessoas a pagar pelo aluguel de carro e moto pra se tirar a CNH, é um processo demorado e caro.

O QUE MUDARÁ COM O PROJETO:

  • Curso teórico na auto-escola será opcional
  • Curso prático em auto-escola não será obrigatório
  • A pessoa poderá aprender a dirigir junto à uma pessoa habilitada com CNH definitiva em locais e horários seguros.
  • O condutor poderá aprender em seu próprio carro ou de terceiro, não sendo mais obrigado pagar pela CFC
  • Ao candidato aprovado no exame teórico será concedida a licença do Detran para a aprendizagem de direção veicular, com validade de um ano, a qual deverá ser portada durante o período de aulas práticas.
  • O candidato não precisará comprovar ao Detran que fez curso de formação teórica ou prática, para a realização dos exames requeridos para emissão da habilitação.
  • Habilitação ficará até 70% mais barata

LEVA-SE EM CONSIDERAÇÃO OS SEGUINTES PONTOS:

  • As autoescolas não serão extintas, serão opcionais para quem deseja aprender com profissionais.
  • Auto-escolas continuarão ofertando curso teórico, porém será opcional a adesão do condutor
  • Prova teórica continuara sendo feita de forma obrigatória nas autoescolas
  • O teste de percurso realizado pelo Detran deverá ser mais rigoroso abrangendo varias situações no trânsito
  • Para conseguir a Habilitação o condutor terá que fazer a prova prática no Detran, como acontece atualmente
  • Esse Projeto de Lei foi apresentado pelo deputado General Peternelli, do PSL, mesmo partido do presidente da república Jair Bolsonaro, que já deu declarações dizendo ser a favor do fim do curso prático em autoescolas.

Votação sobre O Fim da Exigência de fazer Auto-Escola

O Projeto de Lei tramita no Congresso Nacional em regime de Prioridade. Já passou pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e agora foi encaminhado a Coordenação de Comisões Permanentes, em seguida deve ser colocado em votação. Ele foi apensado ao Projeto de Lei 2471/2019.

A votação é a última etapa da tramitação da proposição. Para dar início a uma votação, é necessária a verificação de quórum. A votação no Plenário da Câmara dos Deputados requer a presença de, no mínimo, 257 deputados.

O Projeto de Lei deve passar por dois turnos de votação. Para sua aprovação, são necessários votos favoráveis da maioria absoluta dos deputados (257 votos).

Fonte: Nação Jurídica 

COMPARTILHAR

63 COMENTÁRIOS

  1. Se for verdade, maravilhoso, pois paguei quase 3000 mil reais. Passei em todos os exames de primeira,todas as balizas com sucesso, nunca bati o carro em nada, tudo dentro do tempo, más. Fui reprovado pelo um pisca automático. Q ao virar o volante desligava, REPROVADO! E tanta imprudência q a gente vê no trânsito por pessoas habilitado. Não é justo. Nunca me conformei. Desculpa. É isso, indignada

    • Tudo bem vc foi reprovada, mais e aí foi culpa da autoescola, creio que seu instrutor ficava toda hora falando, olha a seta vc esqueceu, isso acontece com vários alunos meu, sou instrutor e duvido que seu instrutor não ficava cobrando seta sua, se seu veículo desligou a seta, se vc observar todos os veículos tem um dispositivo de alerta auditivo, qdo vc liga a seta vc ouve um tic tac, eu penso assim, que vc só chega a uma perfeição de fazer a prática daquilo todos osndias, um exemplo e um jogador de futebol, todos os dias ele treina a mesma coisa, e ainda fazem cagadas, e no trânsito um segundo de bobeira, vc pode colocar a sua vida e a dos outros usuários em risco, a seta e uma forma de vc conversar com o outro usuário da via o que vc quer fazer, se vc vai virar precisa avisar o que vc quer fazer, então ela é um instrumento super ilportante, duvido se vc qdo está de carona ou até mesmo dirigindo , já não falo esse “FDP” não deu seta

    • Minha amiga a sim mudanças na aulas praticas que devem mudar como aulas ministradas para aluno x ou y voce ja tem uma certa facilidade 10 aulas a pessoa y 30 aulas paga mais quem fazer mais aulas e ponto.baratia esqueçao lembrao do despachante entao!quanto se paga em uma taxa de transferencia?se voce comparar antes o serviço do despachante muito mais em conta eles querem tudo pra eles a arrecadaçao sera maior e questao de tempo em tempo estar saindo mais ou igual a 3.000

    • Sim, vai dar certo, desde que a pessoa que t ensinar, sem comando duplo conseguir parar o carro se vc passar direto numa rua com sinalização de pare, vcs tem que ver que vai mudar as experiências de vc fazer as aulas, e não as regras de avaliação como vc foi vai ser mais rigoroso, se vc já reclamou de uma seta, imagine o resto agora

    • Se não tem condição de tirar uma CNH, não tem condição de ter um carro ,pagar ipva,pagar seguro.
      Quando colidir com algum veiculo ,não vai ter dinheiro nem para pagar o concerto.

  2. Kkkkk sem noção esse povo que criam e. Depois do nada mudam leis que de uma certa maneira estão protegendo o cidadão !! Imaginem o estrago que irão fazer kkkk se com auto escola ja acontecem merdas ????sem auto escola. Em cada esquina vai ter gente morta????

    • No EUA é assim pra tirar a habilitação, e quer saber, tem mesmo uma pessoa morta por aprendiz em cada esquina todo dia, é chocante! 😱 Sabe pq fazem isso? Pra controlar a população

    • Vc leu a reportagem toda???? Ninguém vai tirar uma CNH sem aula, teórica ou prática.. vai ter uma taxa mais acessível para as pessoas poderem tirar suas CNH A e B..no lugar de fazer a aula prática com o carro da auto escola,vc vai poder fazer a prática com seu próprio veículo ou de algum conhecido que vai estar disposto (a) a te ensinar.. lembrando,em horários seguros, de baixo fluxo de trânsito..ex, um domingo,feriado, etc… Primeiro se situa da informação, depois mete a boca…por isso o Brasil não vai pra frente.. sempre tem alguém como vc pra criticar…

    • discordo de vc! Vc não precisa fazer auto escola pra saber por exemplo que não se pode beber e dirigir, ou que não se pode andar acima do limite de velocidade! Mas muitos que fizeram, cometem esse erros, sabe pq? Pq isso vai do caráter de cada um! Tem muitos que precisam de uma cnh e não consegue por conta do valor, mas sabem dirigir muito melhor que alguém que estudou em uma!

  3. Tomara mesmo q de certo pois os auto escola estao com precos abusurdos isso dificulta muito pra gente q ter a CNH….espero q seja votados todos afavores pois quero muito tirar minha CNH

  4. Boa tarde Sr deputado sou instrutor de trânsito de auto escola
    O Sr acha que acabando com as auto escola O nosso trânsito vai mudar
    Infelizmente os nossos jovens não estão preparado para aprender a dirigir com terceiros ou coisa deste tipo
    Saiba que muitos instrutores ficaram desempregado por causa desta lei absurda ao qual o nosso país não tem educação no trânsito como o Estados Unidos da América
    Pois se o nossa pais tivesse edição no trânsito não precisaria de radares ou coisas deste tipo
    Fica a minha indignação sobre está lei

  5. Eu acho muito bom porque tem muitas pessoas que não tem condições de pagar eu faço parte dessas pessoas tomará que seja aprovado obrigada pela oportunidade de falar aqui

  6. Esse presidente e um Bozó um tralhaso não sabe e que fala nem o que faz, entao que aprove um projeto que endenise as pessoas que esses novos alunos vão matar mas ruas

  7. Habilitação não é pra todo mundo.
    É somente pra quem tem dinheiro para faze-la.
    Eu por exemplo, gostaria de ser piloto de aeronave, mais reconheço que não tenho dinheiro pro curso
    Quanto custa a mensalidade do curso de Medicina na PUC , e por aí vai

  8. Pra mim estão facilitando porque quanto mais carros nas ruas mais pessoas pra multar, e sem muita instrução será mais fácil ainda, a máfia do trânsito está crescendo muito dentro dos órgãos políticos e articulam tudo…
    Nada fazem pra nosso benefício só visam lucro exagerado, tem multas que eram 100 reais mudaram pra mil
    Porque não prendem o motorista bêbado ao invés de multar em 5′ 10 ou 15 mil?

  9. Isso é piada.
    Se os alunos fazem 20 aula e não tem capacidade de passar , imagina sem fazer aula.
    Me poupe e nós poupe, vou assistir se isso vai ser aprovado

  10. Nossa amei a noticia, se a lei for aprovada aí eu tiro minha CNH pois o preço está muito principalmente se a pessoa reprova tem que paga um preço absurdo.

  11. Nossa amei a noticia, se a lei for aprovada aí eu tiro minha CNH pois o preço está muito caro, principalmente se a pessoa reprova tem que paga um preço absurdo.

  12. Aleluia… tomara Deus ! Eu so acho que poderia tbm ser ao término das aulas práticas e teóricas, a carteira ja deveria nos ser entregue, sem necessidade de passar por um examinador, pq aprendemos tudo na auto escola. Pq vc vai pra auto escola, assiti todas as aulas teóricas, aprende a pratica na rua, e vc ainda tem que mostrar pra alguém que vc sabe dirigir, e muitas das vezs o nervosismo atrapalha nessa hora, além do que gastamos um dinheiro absurdo.

  13. Com essa nova forma sera mais tranquilo para tirar cnh pois fiz minha prova pratica e fui REPROVADA porcausa de um pisca deveriam reavaliar os examinadores que sao corruptos e acrescentam pontos sem necessidade so para tirar mais dinheiro das pessoas ja nao basta a carteira estar um absurdo ainda querem mais dinheiro.

  14. SE for pensar nesse linha salário mínimo nacional é de R$ 1.045,00, os automóveis e motocicletas também teriam que abaixar o preço, desde quando uma pessoa que ganha um salario minimo consegue adquirir um carro zero km de R$ 42.000,00, o politico é engraçado so pensa no seu lado, so pensa em roubar, nenhum deles abre mão do auxilio inutilidades que cada um ganha para sobrar mais dinheiro, para por exemplo o carro popular baixar o preço, alias tudo poderia se baixado o preço e ter mais serviços sociais mais dignos, mas ao invés disso esses malditos desgraçados chamados políticos so sabem roubar, bando de inúteis imprestáveis que so atrasam nosso país

  15. Não sou contra, os preços estão mesmo pela hora da morte, mas, nao basta ter CNH tem que saber dirigir é preciso conhecer as regras de trânsito e são muitas… acho que isso pode não dar certo, muitas vidas podem ser perdidas por imperícia… Digo porque sou instrutora pratica e teórica, agora já fora do mercado, porém em 20 anos de profissão vi coisas absurdas praticada pelos pseudos motoristas

  16. Se pelo menos houvesse a obrigatoriedade da contratação de um profissional credenciado pelo detran para ministrar as aulas, acho que seria válido

  17. Taxa de reteste paga ao Detran PR R$ 33 taxa de reteste paga a auto escola 450 reais referente ao aluguel do carro e uma aula prática. Chega ser ridículo isso, tem que acabar com essa mamata

  18. Eu apoio … Meu filho pagou a vista 2500 para tirar abilitacao, ele já dirigia antes de iniciar as aulas , a instrutora dele dormia do lado , e soltava ele dirigindo , ele não ligou porque segundo ele já sabia dirigir , pediu pra ele ir lá passar a digital 4 dias sem fazer aulas porque ela precisava de um favor não sei pra que …e adivinha … Reprovou no teste do Detran , burrice dele , porque se fosse comigo eu denunciava essa mulher , porque não é barato , se vc tá pagando o instrutor tem que fazer o trabalho dele não interessa se vc já dirige ou não , agora mais 300 pra refazer a prova , e quem vai ter que pagar … Ele porque os instrutores estão cagando e andando…

  19. Quando fim minha CNH, não era necessário escola apesar de haver!
    Aprendi vendo meus pais dirigirem e estudei em uma cartilha distribuída pelo DETRAN.
    Concordo em quase todo o projeto. Apenas não concordo com a prova teórica ser obrigatória ser prestada em Auto Escola. Haverão muitas reprovações desnecessárias.

  20. Aprovo essa lei, a anos tento juntar dinheiro para ter CNH pois cuido de duas tias e uma prima com problemas mentais sérios e a clínica delas é longe daqui. Minha mãe gasta dinheiro para meu tio vir levar elas la, ele mora longe e agora ele trouxe um carro semi-novo pra mim para não gastar muito com o combustível do carro dele. Como gosto de ficar correto com a lei não quero aceitar, mais agora ele tá nessa quarenta do COVID-19 não temos ninguém pra pedïr ajuda, a próxima consulta é em 3 meses. Vou arriscar ser multado em mais de 800 reais ou elas ficam sem o remédio e começarem a ter crise de bater a própria cabeça no chão e na parede?

  21. Meu deus do céu. Isto vai ser um caus. Rodo a cidade toda e só vejo motorista mol cego. Muitos passam porque tiveram uma ajudinha. Se tá caro pagar auto escola, é só tabelar os preços e o aluno vai procurar a melhor auto escola com o melhor instrutor. Conheço muita mulher que tem carteira e não dirige. Tirou por tirar.

  22. Que absurdo! A pessoa que está propondo isso não tem amor a sua vida e a vida da população! O Brasil tem responsabilidade social pelo índice de acidentes que já é altíssimo dessa forma, imagine sem aulas! Quem concorda aqui não tem conhecimento nenhum sobre o trabalho das autoescolas, dos instrutores e sobre as taxas Detran. Proposta ridícula, porém não vai ser aprovada, nenhum especialista em trânsito seria louco de aprovar um projeto desse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.