sábado, abril 20, 2024

InícioPolíticaReitor diz que corte de verbas na UFPR pode comprometer o pagamento...

Reitor diz que corte de verbas na UFPR pode comprometer o pagamento das contas de água e luz a partir de setembro

Corte de 30% nas universidades foi anunciado pelo governo federal em maio deste ano; UFPR disse que tem feito economias, mas que o dinheiro só é suficiente até o fim de agosto.

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, afirmou que o corte de verba da universidade pode comprometer o pagamento das contas de água, luz e também de serviços contratados.

Segundo a universidade, desde que o corte de 30% foi anunciado pelo governo federal, em maio deste ano, a UFPR adotou medidas para tentar reajustar o orçamento.

Viagens de professores para congressos e aulas de campo, levando alunos para outros locais, por exemplo, foram reduzidas.

O problema é que mesmo com essas medidas de economia, a previsão é de que o dinheiro acabe no fim deste mês.

“Qualquer ajuste que a gente faça nesse sentido, nunca vai ser suficiente para que a universidade chegue até o fim do ano. Esses ajustes podem viabilizar que a universidade chegue até o final do mês de agosto, caso não retornem os recursos bloqueados no orçamento”, declarou Fonseca.

Segundo a universidade, o corte de 30% no orçamento das instituições federais de ensino anunciado pelo Ministério da Educação representa um bloqueio de R$ 48 milhões nas verbas da UFPR.

Atualmente, a UFPR possui 33 mil alunos matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, programas de mestrado e doutorado, além de cursos de especialização e projetos de extensão.

O Ministério da Educação informou que liberou na semana passada mais de R$ 7 milhões para a UFPR, que representa 5% da verba prevista na Lei Orçamentária.

Contudo, a universidade disse que esse recurso já estavam previstos e que fazem parte verba bloqueada.

O MEC afirmou ainda que mantém diálogo constante com os dirigentes das universidades e que os recursos podem ser liberados dependendo de uma evolução positiva do cenário fiscal do país.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES