quarta-feira, abril 24, 2024

InícioCidadesCasal de onças tem novo recinto no Zoológico, com piscinas e balanço

Casal de onças tem novo recinto no Zoológico, com piscinas e balanço

Os dois irão ocupar o local ao lado do leão Simba, um espaço amplo, com duas piscinas e um balanço

O casal de onças Angélica e Apolo, moradores do Zoológico de Curitiba, têm mudança de recinto marcada para esta quarta-feira (5/6), dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente na cidade. Os dois irão ocupar o local ao lado do leão Simba, um espaço amplo, com duas piscinas e um balanço.

Crianças das escolas municipais Madre Teresa de Calcutá e CEI Monteiro Lobato, com professoras do programa Programa Linhas do Conhecimento, participam da inauguração, às 9h45, com a soltura das onças no novo recinto. Os 50 alunos de 9 e 10 anos vão aprender sobre a importância da conservação das onças-pintadas e terão atividades interativas de Educação Ambiental.

O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Evaristo, conta que a troca proporciona maior qualidade de vida ao casal, que já viveu quase nove anos a mais do que o esperado para a espécie.

“A transferência é apenas o começo de um projeto de disponibilizar espaços mais adequados aos animais mantidos sob cuidados humanos no Zoo”, explica. “As demais onças, que ainda vivem em recintos com menos estímulos ao comportamento natural, ganharão novas moradias com o Plano de Revitalização do Zoo de Curitiba, que deve ter obras licitadas até o fim do ano”, completa.

Apolo e Angélica foram aprendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus (AM) e transferidos para Curitiba em 2004. No Zoo de Curitiba, já se reproduziram duas vezes e tiveram quatro filhotes.

Bob, o chimpanzé

Os estudantes vão poder acompanhar também uma atividade de educação ambiental lúdica para o chimpanzé Bob, que fica próximo ao Centro de Educação Ambiental. Especialmente para a data, ele vai receber blocos de montar.

Serviço: entrega do novo recinto para o casal de onças-pintadas
Data: 5/6 (quarta-feira)
Horário: 9h45
Local: Zoológico de Curitiba (Rua João Miqueletto, s/n – Alto Boqueirão)

BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES