sábado, abril 20, 2024

InícioCidadesPreso morre após tentativa de fuga em delegacia da Grande Curitiba

Preso morre após tentativa de fuga em delegacia da Grande Curitiba

Detentos aproveitaram um pedido de remédio para render um dos investigadores da delegacia. Ele acabou sendo espancado

O tumulto que tomou conta da carceragem da Delegacia de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, terminou com um preso morto na noite dessa terça-feira (14). Segundo informações do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Nilton Ribeiro, uma tentativa de fuga ocorreu após um dos detentos solicitar um remédio ao carcereiro.

Ribeiro explica que a confusão, conforme descrita pelo delegado Amadeu Trevisan e pelos policiais, começou após um preso pedir medicamentos. Os internos aproveitaram para agir quando o agente entrou no local de confinamento da carceragem. Diante do espancamento de um dos policiais, seu colega sacou a arma e atirou. Um rapaz foi baleado, de 25 anos, e morreu no local.

Segundo o advogado, a situação se dá pela superlotação, mas não pode ser explicada como uma espécie de protesto dos internos. No local, que tem capacidade para 8 detentos, estão presas 64 pessoas. “Fato é que delegacia não é local de preso, é local de investigação”, sentenciou.

Ribeiro afirma que aguarda uma solução para o problema, já que teve sinalizações positivas da Secretaria de Segurança Pública do Paraná e do Departamento Penitenciário (Depen). “É uma situação muito difícil pro preso, pros policiais que trabalham com uma situação de tensão, de estresse, é difícil pra todo mundo. Espero que logo o Depen resolva isso, eu tenho visto uma boa intenção do departamento”.

Após a situação, a Polícia Militar e Guarda Municipal de São José dos Pinhais foram chamadas para acompanhar o caso, além da OAB-PR. A situação foi controlada pouco antes da meia noite de terça.

TribunaPR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES