terça-feira, março 19, 2024

InícioMeio AmbienteVereadores de Curitiba aprovam projeto de lei que incentiva o desuso de...

Vereadores de Curitiba aprovam projeto de lei que incentiva o desuso de canudos e copos de plástico

Votação em 1º turno sobre incentivo ao desuso de canudos e copos de plástico ocorre nesta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Curitiba — Foto: Amanda Menezes/RPC

Os vereadores de Curitiba aprovaram em 1º turno, na sessão desta terça-feira (23), o projeto de lei que incentiva o desuso de canudos e copos de plástico. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Agora, o projeto de lei precisa ser votado em 2º turno – previsto para ser realizado na quarta-feira (24). Se aprovado, segue para ser sancionado pelo Executivo e, então, virar lei. A vereadora Maria Leticia Fagundes (PV) é a autora da proposta.

Os locais que substituírem o plástico por produtos menos poluentes deverão receber um selo, assim que a lei entrar em vigor.

“Reconhecer os esforços de todos os empresários que queiram proteger o meio ambiente oferecendo um reconhecimento público através criado aqui na Câmara Municipal de Curitiba”, explicou a parlamentar.

De acordo com a vereadora, a Casa será responsável pela impressão e pela distribuição desse selo.

Como o projeto já estava tramitando pela Câmara Municipal de Curitiba, passando pelas comissões antes de chegar ao Plenário para ser votado, alguns empresários da cidade se anteciparam e já têm oferecido opções ecológicas para os clientes.

“Se você quer viver hoje você tem que pensar em sustentabilidade. Se não, você vai sucumbir ao lixo. Então, é isso que nós queremos, criar consciência na população”, afirmou a vereadora.

Em algumas cidades brasileiras, o uso do canudo de plástico é proibido em bares, hotéis, restaurantes, lanchonetes e padarias.

Em Londrina, no norte do Paraná, o projeto de lei foi sancionado em novembro do ano passado e prevê multas que variam de R$ 250 a R$ 1 mil.

Tem gente que não dispensa o uso do canudo para beber refrigerante — Foto: Reprodução/RPC

Tem gente que não dispensa o uso do canudo para beber refrigerante — Foto: Reprodução/RPC

G1PR



ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES