sexta-feira, abril 19, 2024

InícioDestaquesApós primeiro caso de febre amarela, Paranaguá faz alerta sobre doença

Após primeiro caso de febre amarela, Paranaguá faz alerta sobre doença

O 14.º caso de febre amarela no Paraná foi confirmado pelo boletim semanal divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O registro mais recente é da cidade de Paranaguá, no litoral. O caso autóctone é o primeiro a ser confirmado no município.

Para alertar a população sobre os riscos da doença, foi convocada uma coletiva de imprensa para a próxima segunda-feira (8). Segundo a prefeitura de Paranaguá, a confirmação deste caso deixou as autoridades sanitárias em estado de alerta.

A preocupação está relacionada ao alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti – que também transmite doenças como a dengue, febre chikungunya e zika. Por enquanto, no Brasil, não há registros da febre amarela urbana (quando o vírus passa a ser transmitido também pelo Aedes aegypti) desde 1942.

Os casos da doença confirmados nas últimas décadas são todos da forma silvestre da doença. Os principais vetores deste tipo de febre amarela são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, que têm um índice de infestação muito inferiores aos do gênero Aedes.

Massa News

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES