sábado, abril 20, 2024

InícioDestaquesCEM-UFPR amplia campus em Pontal do Paraná

CEM-UFPR amplia campus em Pontal do Paraná

O CEM – Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná – UFPR está ampliando suas salas para melhor atender seus alunos no litoral do estado, mais especificamente em Pontal do Paraná, em Pontal do Sul. Além das instalações que são utilizadas no prédio perto do mar, os alunos contam agora com uma estrutura moderna com salas amplas para atender inicialmente quinhentos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Ambiental e Oceanografia na região central do balneário.

A história do campus de Pontal é antiga, mais antiga que o próprio município aonde se encontra instalada hoje que vai completar 24 anos no dia 20 de dezembro.

O campus inserido em Pontal do Paraná teve início em 1980, começando como um simples Centro de Pesquisa, e avançou até a criação do curso de Oceanografia, e depois Tecnólogo em Aquicultura. Segundo o diretor do campus avançado da UFPR em Pontal do Paraná, Talal Suleiman Mahmoud, o campus veio crescendo desde então e com novas demandas houve uma necessidade de expansão.

“Com o aumento da demanda de alunos ampliamos nossos cursos, assim dessa forma também mantemos os alunos residentes em Pontal do Paraná, e isso é nossa forma de também ajudar no desenvolvimento da região do litoral”, disse o professor.

Em 2014 mais avanços para o campus, a criação do curso de Ciências Exatas, com três habilitações: química, física e matemática. Em 2015 foram criados mais cursos como Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitário e Engenharia em Aquicultura (em substituição ao pioneiro tecnólogo).

O diretor explicou que a Universidade por si só tem uma visão expansionista e com isso todos crescem, a instituição e o município consequentemente, “crescemos mais do que a própria nossa estrutura suporta, especialmente pela enorme capacidade que os professores têm de desenvolver projetos e agregar pesquisas, temos um programa de pós-graduação, mestrado e doutorado, voltado aos Sistemas Costeiros e Oceânicos”, completou Talal.

Atualmente o polo de Pontal do Paraná tem mil alunos, e mil e trezentas pessoas envolvidas diretamente com o dia-a-dia da universidade. E no próximo mês estará inaugurando um novo e amplo espaço em Pontal do Sul.

 “Conseguimos levar a nossa universidade para a Avenida, onde a população pode visualizar melhor o nosso trabalho, pois normalmente ficamos próximos ao mar. Com a utilização do novo espaço nos períodos da manhã, tarde e noite, atendendo os cursos de Engenharia Civil, Ambiental e parte de Oceanografia, são quatro novas salas amplas com capacidade mínima para 40 alunos, atendendo aproximadamente 500 alunos”, afirmou.

Próximos passos

A universidade está focada no seu crescimento e no desenvolvimento da região onde está inserida. Com a maior demanda dos jovens por cursos superiores está sendo planejado oferecer dentro dos cursos já existentes a continuação em formação acadêmica do aluno em todas as fases, graduação, pós-graduação e mestrado.

“A tendência da região do litoral paranaense é crescer cada vez mais, e precisamos de mão de obra qualificada para atender a demanda de ofertas de emprego e pessoas técnicas que sejam residentes no município, assim gerando desenvolvimento e envolvimento local. Através dos projetos de pesquisa e extensão a Universidade tem uma relação muito próxima com a comunidade, principalmente famílias em situação de risco e comunidades de pescadores”.

O diretor do campus avançado da UFPR em Pontal do Paraná, Talal Suleiman Mahmoud finalizou dizendo sobre a importância de a comunidade estar inserida nas pesquisas e nas atividades que a universidade promove.

“A universidade tem como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão, então todos ganham com os estudos promovidos aqui, toda cidade que tem uma universidade cresce por natureza, você oferece cultura, educação, aproxima os projetos da comunidade e instrui os gestores com analises de projetos de diversos tipos”, finalizou o professor.

Da Redação Paraná Praia

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES