sábado, abril 20, 2024

InícioPolíticaAssembleia Legislativa celebra os 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe

Assembleia Legislativa celebra os 100 anos do Hospital Pequeno Príncipe

O centenário do Hospital Pequeno Príncipe foi celebrado pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) em sessão solene realizada nesta quinta-feira (21), no Plenário da Casa. A homenagem, que aconteceu no Dia Mundial da Infância, foi proposta pelo deputado Michele Caputo (PSDB). Além do parlamentar, participaram da mesa de honra da solenidade o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; o desembargador Rui Muggiati; a vereadora de Curitiba Maria Letícia Fagundes; a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Cecília Huçulak; o chefe do serviço de transplante de medula óssea do Hospital Pequeno Príncipe, Eurípides Ferreira; a diretora-geral das Faculdades Pequeno Príncipe, Patricia Maria Forte Rauli; a diretora do Núcleo de Neurociências do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe (IPP), Mara Lúcia Cordeiro; e o deputado Goura (PDT).

Em seu discurso, Caputo afirmou que o Complexo Pequeno Príncipe é um orgulho para todos os paranaenses e enfatizou a excelência dos todos os profissionais que atuam na instituição. “Sem dúvida, cuidar de crianças é um dom. Por isso, dedico essa homenagem a todos que fazem e fizeram parte desta história. O sucesso de uma instituição é construído de forma coletiva. Tenho certeza que cada um desses profissionais tem uma história de amor com o Hospital Pequeno Príncipe. Mais do que pelo volume de atendimentos de alta e média complexidade, a equipe desse hospital se destaca principalmente pela qualidade”, declarou o parlamentar.

José Álvaro da Silva Carneiro agradeceu a todos os serviços prestados pelos colaboradores do hospital e ressaltou que o trabalho realizado ao longo dos últimos 100 anos impõe uma enorme responsabilidade aos colaboradores da instituição. “É muito complexo você estar associado a uma organização centenária que tem o dom de se manter contemporânea. E nós temos esse senso de responsabilidade. Temos uma força motriz, que vem de todos os nossos profissionais de saúde. Isso gera uma energia que nos impele em direção ao futuro”, disse. Carneiro também prestou homenagem à Ety da Conceição Gonçalves Forte, presidente voluntária da Associação Hospitalar Mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe. “Certamente ela foi a pessoa que mais batalhou para que nós conseguíssemos fazer o Pequeno Príncipe chegar aos 100 anos”, destacou.

Especialidades –Conhecido como berço da pediatria do Paraná, o Hospital Pequeno Príncipe se destaca por ser um centro integrado de diagnóstico e tratamento. As crianças e adolescentes que necessitam dos serviços da instituição encontram, no mesmo local, uma diversidade de exames e especialidades, o que garante agilidade e precisão no diagnóstico. O mesmo processo ocorre com os tratamentos.

A unidade oferece cirurgias complexas e atendimento em unidades de terapia intensiva, além de um amplo leque de terapias, como quimioterapia e fisioterapia. Os tratamentos associados garantem aos pacientes uma assistência completa em saúde. Além da assistência, o Pequeno Príncipe oferece às crianças e adolescentes um atendimento integral, que avalia o paciente como um sujeito completo, com necessidades físicas, emocionais, espirituais, sociais e intelectuais.

História – Durante a 1ª Guerra Mundial um grupo de mulheres da comunidade curitibana decidiu viabilizar um inédito atendimento em saúde para a população carente da cidade, notadamente as crianças. Elas conseguem mobilizar médicos e líderes locais e inauguram o Dispensário Infantil, que recebe os primeiros pacientes em outubro de 1919. Em seguida, lançam o projeto de construção de um Hospital de Crianças. Onze anos de intenso trabalho e mobilização social foram necessários para sua inauguração em 1930. Em 1951, o Hospital de Crianças passou a ser denominado Hospital de Crianças Dr. Cesar Pernetta e em 1971 foi inaugurado o Hospital Pequeno Príncipe.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES