sexta-feira, abril 19, 2024

InícioTurismoAeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina serão privatizados, diz ministério

Aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu e Londrina serão privatizados, diz ministério

Quatro aeroportos do Paraná serão privatizados, de acordo com o Ministério da Infraestrutura. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (13). A previsão da pasta é a de que os leilões para concessão dos terminais ocorram em 2020.

Em março deste ano, após o leilão dos três blocos de aeroportos do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, o governo federal vai anunciar a próxima rodada de concessões, que terá o Afonso Pena como principal, segundo o ministério.

Com isso, serão iniciados os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. Também serão privatizados os aeroportos do Bacacheri (Curitiba), Governador José Richa (Londrina) e o de Foz do Iguaçu. Outros terminais do Sul devem compor o bloco de leilões.

De acordo com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que esteve em Brasília na terça-feira (12) para tratar do assunto, os investimentos mais pesados serão nos aeroportos de Londrina e Foz do Iguaçu.

Segundo ele, em Londrina os investimentos serão em tecnologia, principalmente para permitir que haja pousos e decolagens com mau tempo. Em Foz, haverá aumento da pista para receber voos internacionais, conforme o governador.

No Afonso Pena, Ratinho explica que haverá investimentos em tecnologia, equipamentos, nos acessos e aumento do pátio de estacionamento.

Já o terminal do Bacacheri, que não tem como ter a pista aumentada, está prevista a modernização do estrutura, inclusive de equipamentos, ainda segundo o governador.

“Vai ser importante porque o estado não tem dinheiro para fazer os investimentos. Alongamento da pista em Foz passa de R$ 250 milhões. Com a iniciativa privada se consegue investir de forma mais rápida, como acontece em Campinas, Guarulhos e Florianópolis”, afirma.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES