sábado, julho 4, 2026

InícioEducaçãoEstado divulga segunda convocação do programa Ganhando o Mundo 2027 

Estado divulga segunda convocação do programa Ganhando o Mundo 2027 

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) publicou nesta sexta-feira (3) o edital da segunda convocação dos estudantes classificados para o programa Ganhando o Mundo 2027. A relação dos convocados está disponível no site oficial do programa – https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/ – e dá continuidade ao processo seletivo da oitava edição do maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil.


A segunda convocação segue os critérios de classificação e a distribuição proporcional das vagas entre os municípios paranaenses estabelecidos no processo seletivo. Nesta etapa, são convocados os estudantes classificados para dar continuidade ao preenchimento das vagas previstas no edital, conforme a classificação e os critérios estabelecidos. Os convocados deverão comparecer, acompanhados do responsável legal, ao colégio onde estão matriculados entre os dias 6 e 8 de julho para a entrega da documentação exigida. O não comparecimento dentro do prazo implicará a desclassificação do processo seletivo.
Nesta edição, o Governo do Estado oferta 1 mil vagas de intercâmbio para estudantes da rede estadual de ensino. Os participantes terão como destino cinco países de língua inglesa: Austrália (100 vagas), Canadá (500), Irlanda (100), Nova Zelândia (150) e Reino Unido (150).


Todos os estudantes selecionados terão as despesas custeadas pelo Governo do Estado, incluindo emissão de passaporte, visto, passagens aéreas, seguro viagem, hospedagem, materiais didáticos, uniformes e documentação acadêmica. Os intercambistas também receberão auxílio financeiro mensal durante o período no exterior.


O Ganhando o Mundo é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e tem como objetivo ampliar as oportunidades educacionais dos estudantes da rede estadual, promovendo a imersão em novos contextos culturais, o aperfeiçoamento da língua inglesa e o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Os embarques estão previstos para 2027, conforme cronograma definido para cada país de destino. Todas as informações sobre o processo seletivo, cronogramas, editais e orientações aos convocados estão disponíveis na página oficial do programa.


GANHANDO O MUNDO –  É o maior programa de intercâmbio da rede pública estadual do Brasil. Entre 2022 e 2026, a iniciativa ofertou 4.540 vagas para estudantes, com investimento de R$ 398,5 milhões. O programa também foi ampliado para profissionais da educação, beneficiando 350 professores e pedagogos e 300 diretores, reforçando a qualificação da rede estadual de ensino.

AEN/PR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES